Camiões a hidrogénio com reserva a gasóleo parece-te uma boa ideia? A Ford pensa o mesmo e vai avançar para a tecnologia de hidrogénio de duplo combustível, com resultados práticos ainda durante este ano.
A Ford Trucks e a CMB.Tech anuciaram uma parceria para a conversão dos veículos pesados Ford F-Max Diesel em camiões Duel Fuel com utilização de hidrogénio.
A CMB.Tech que já conhecemos da apresentação do BMW iX5 a hidrogénio, é uma empresa sediada em Antuérpia, na Bélgica e irá desenvolver a integração da tecnologia de combustível renovável, através da aplicação de um anel de injeção de hidrogénio à linha de combustível. Com esta tecnologia de duplo combustível, o hidrogénio é aspirado para a câmara de combustão, o que requer uma menor injeção de Diesel para alimentar o motor.
O processo inclui ainda a montagem dos tanques de hidrogénio nos camiões e da instalação de uma unidade de controlo do motor. Isto significa também que não há necessidade de qualquer alteração nos motores.
Com esta solução assegura-se circulação a hidrogénio nos países onde isso é possível devido às boas infraestruturas, garante-se uma redução substancial das emissões de gases combinadas, mantendo-se, para quando necessário, uma reserva de Diesel num verdadeiro sistema de funcionamento Duel Fuel.
De acordo com o comunicado de imprensa conjunto, a parceria entre a CMB.TECH e a Ford Trucks marca um passo significativo no desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio na indústria de fabrico de veículos pesados. Com a experiência de ambas as empresas, a colaboração visa contribuir para as exigências inovadoras da transição energética.