Mobilidade

Camiões Diesel da Ford vão ter conversão para hidrogénio

A Ford Trucks e a CMB.Tech vão juntar esforços para converter camiões para hidrogéno de duplo combustível
Texto
Ford Trucks convertidos para Duel Fuel com hidrogénio (foto: divulgação)
Ford Trucks convertidos para Duel Fuel com hidrogénio (foto: divulgação)

Camiões a hidrogénio com reserva a gasóleo parece-te uma boa ideia? A Ford pensa o mesmo e vai avançar para a tecnologia de hidrogénio de duplo combustível, com resultados práticos ainda durante este ano.

A Ford Trucks e a CMB.Tech anuciaram uma parceria para a conversão dos veículos pesados Ford F-Max Diesel em camiões Duel Fuel com utilização de hidrogénio.

A CMB.Tech que já conhecemos da apresentação do BMW iX5 a hidrogénio, é uma empresa sediada em Antuérpia, na Bélgica e irá desenvolver a integração da tecnologia de combustível renovável, através da aplicação de um anel de injeção de hidrogénio à linha de combustível. Com esta tecnologia de duplo combustível, o hidrogénio é aspirado para a câmara de combustão, o que requer uma menor injeção de Diesel para alimentar o motor.

ford - away
Os motores não precisam de alterações (foto: divulgação)

O processo inclui ainda a montagem dos tanques de hidrogénio nos camiões e da instalação de uma unidade de controlo do motor. Isto significa também que não há necessidade de qualquer alteração nos motores.

Com esta solução assegura-se circulação a hidrogénio nos países onde isso é possível devido às boas infraestruturas, garante-se uma redução substancial das emissões de gases combinadas, mantendo-se, para quando necessário, uma reserva de Diesel num verdadeiro sistema de funcionamento Duel Fuel.

ford - away
Acordo entre Ford e CMB.Tech vai permitir transportes mais sustentáveis (foto: divulgação)

De acordo com o comunicado de imprensa conjunto, a parceria entre a CMB.TECH e a Ford Trucks marca um passo significativo no desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio na indústria de fabrico de veículos pesados. Com a experiência de ambas as empresas, a colaboração visa contribuir para as exigências inovadoras da transição energética.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Nem Maldivas, nem Bali. Praia portuguesa considerada a melhor do mundo
Dicas para enfrentar o frio sem gastar muito dinheiro
E se pudesses comer a colher? Esta é em bolacha impressa em 3D