Um consórcio liderado pela Toyota acaba de ver aprovado um fundo do governo inglês para desenvolver um protótipo fuel cell com base na pick-up Toyota Hilux, que poderá dar origem a uma versão movida a hidrogénio, livre de emissões de CO2.
A Toyota Hilux é uma das mais robustas e antigas pick-up em produção com vendas em praticamente todo o mundo. A solução a hidrogénio poderá permitir um modelo revolucionário para este segmento, com emissões zero, a exemplo do Yaris GR e do autocarro H2.City Gold da Caetano Bus (que também podes ver nas galerias acima), apresentados pela marca nipónica.
O investimento agora atribuído a este consórcio vem do Centro Avançado de Propulsão para o Desenvolvimento de veículos zero emissões (APC no original), no Reino Unido, e tem como destino custear toda a fase de projeto.
Vê também: A Toyota revelou um Yaris com motor de combustão a hidrogénio em 2021
A Toyota Motor Manufacturing UK lidera o consórcio que é composto por empresas de engenharia e soluções energéticas, a saber: Ricardo, ETL, D2H e Thatcham Reserach.
A transformação e adaptação da pick-up Hilux irá ser realizada de forma a poder receber a segunda geração de tecnologia Fuel Cell Toyota que está presente no Toyota Mirai (que é um recordista nesta matéria).
O protótipo Toyota Hilux a hidrogénio deverá ser desenvolvido na unidade da TMUK em Burnaston e será projetado para poder ser produzido rapidamente em pequena escala se assim desejado.
Em 2021 a Toyota revelou um Yaris GR com motor de combustão movido a hidrogénio (vê galeria acima). Em Portugal é a CaetanoBus que, em parceria com a Toyota, está na vanguarda da solução para autocarros.