Mobilidade

Autocarro português a hidrogénio chega a várias cidades da Europa

Produzido pela CaetanoBus com a Toyota, autocarro a hidrogénio H2.City Gold foi pensado para cidades e tem 400 km de autonomia
Texto

A mobilidade a hidrogénio continua em crescimento e há cada vez mais opções para os transportes públicos a utilizar este combustível sem emissões. A portuguesa CaetanoBus lançou juntamente com a Toyota o H2.City Gold, um autocarro elétrico a hidrogénio que começa a chegar a várias cidades da Europa.

Este modelo sustentável foi desenhado para ambiente urbano e tem autonomia para até 400 km. Está equipado com uma célula de combustível da Toyota com 60 kW– a mesma utilizada no modelo Toyota Mirai. O motor elétrico tem uma potência de 180 kW.

Autocarro a hidrogénio - AWAY
H2.City Gold tem autonomia de 400 km (Foto: CaetanoBus)

Os tanques de hidrogénio ficam no tejadilho do H2.City Gold de forma a não retirar espaço interior ao autocarro, que surge numa versão com 10,7 metros e noutra com 12 metros.

Para garantir sempre a segurança, o autocarro a hidrogénio vem equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão que cortam o fornecimento do combustível em caso de acidente.

O autocarro a hidrogénio da CaetanoBus e da Toyota já pode ser visto nas estradas de vários países. A TMB Barcelona encomendou oito H2.City Gold que já foram entregues e a Autokraft tem duas unidades deste veículo a operar em Niebüll, na Alemanha.

Em novembro deste ano, a CaetanoBus anunciou que o Arquipélago das Canárias ia receber as primeiras unidades do autocarro a hidrogénio em 2023 que seria usado pelo Instituto Tecnológico de Canarias e operado na frota da Guaguas Municipales em Las Palmas de Gran Canaria.

autocarro a hidrogénio - AWAY
Autocarro a hidrogénio em Liubliana (Foto: Toyota Eslovénia)

Tarragona, em Espanha, também encomendou três H2.City Gold para serem usados pela empresa de transporte público EMT Tarragona

O autocarro elétrico a hidrogénio tem estado a ser apresentado em algumas cidades europeias a naquilo a que a CaetanoBus chamou The Eastern and Central Europe Roadshow. Depois de ter estado em Nice, França, Liubliana, Eslovénia, está agora em Zagreb, na Croácia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Há um novo microcarro elétrico para a cidade que estica e encolhe
Descobre umas telhas que são na verdade pequenos painéis solares
Descobrimos marcas e lojas sustentáveis em Lisboa à boleia do elétrico 28