Energia

Egito vai ter a maior fábrica de hidrogénio verde do nordeste de África

Hidrogénio renovável, produzido com recurso a energia eólica e solar, será uma realidade junto ao Canal de Suez
Texto
Green Egypt Hydrogen - fábrica de hidrogénio no Egito (Foto: Scatec/DR)
Green Egypt Hydrogen - fábrica de hidrogénio no Egito (Foto: Scatec/DR)

Poderá ser um dos maiores e mais importantes projetos de hidrogénio de toda a África e é já o maior anunciado durante a COP27 no que respeita à produção de hidrogénio verde, ou seja, hidrogénio produzido a partir de fontes renováveis.

O Egypt Green é por estes dias uma das estrelas da COP27 que se realiza em Sharm el-Sheik, no Egipto e está planeado como uma mega fábrica integrada capaz de produzir hidrogénio renovável recorrendo ao maior eletrolisador PEM do continente africano.

Energia eólica em África - AWAY
Parque de energia eólica em África (Foto: Orascom)

O projeto está agora na sua primeira fase e deverá ser alimentado recorrendo a um parque de energia solar e eólica (capaz de fornecer 260 megawatts), podendo gerar 15 mil toneladas de hidrogénio renovável que irão permitir a produção de até 90 mil toneladas de amoníaco verde nas fábricas da Fertiglobe, um dos maiores exportadores mundiais de fertilizantes.

À frente da instalação, que deverá nascer junto ao Canal de Suez, de forma a beneficiar o acesso marítimo, está um consórcio constituído pela Scatec, Fertiglobe, Orascom e o fundo soberano do Egito que vão em breve anunciar as especificações finais do projeto e do investimento.

Canal de Suez - AWAY
Parque industrial Canal de Suez no Egito (Foto: OCI/DR)

Um dos destaques deste projeto é o eletrolisador PEM (Proton Exchange Membrane) que é o primeiro deste tipo em toda a África.

De acordo com o comunicado de imprensa, em termos de sustentabilidade e impacto ambiental este será um projeto fundamental pois a eletrólise PEM tem alta eficiência emitindo apenas oxigénio no processo de transformação e por isso permite produzir hidrogénio livre de emissões de carbono.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal