Energia

Produção de hidrogénio a partir de energia solar avança na Namíbia em 2024

Primeira unidade de produção de hidrogénio verde em África vai gerar energia para 142 mil habitações por ano
Texto
Swakopmund, Namíbia (Foto: Captura EDF)
Swakopmund, Namíbia (Foto: Captura EDF)

A primeira unidade de produção de hidrogénio verde em África deverá começar a produzir energia em 2024. A informação foi avançada pela HDF Energy, a empresa francesa responsável pela nova unidade que será construída na Namíbia e que terá um custo de mais de 180 milhões de euros.

O projeto Swakopmund vai produzir hidrogénio verde a partir de energia solar, já que a Namíbia é um dos países com mais sol do mundo. Para tal, vão ser instalados painéis fotovoltaicos com capacidade de 85 megawatts (MW) que vão alimentar o eletrolisador que irá produzir o hidrogénio.

A nova unidade de hidrogénio terá capacidade para produzir 142 gigawatt hora de energia por ano, o suficiente para alimentar 142 mil habitações, explica o diretor para o sul de África da HDF Energy, Nicolas Lecomte, citado pela Lusa. Desta forma, a Namíbia, que importa cerca de 40% do seu consumo energético, poderá tornar-se mais independente.

Este poderá não ser o único projeto de hidrogénio verde na Namíbia nos próximos anos. A empresa Hyphen Hydrogen Energy está também a conversar com o governo para construir uma unidade com capacidade de produzir 350 mil toneladas de hidrogénio verde por ano.

União Europeia apoia produção de hidrogénio verde na Namíbia

A Reuters adiantou que a União Europeia (UE) está a preparar um acordo com a Namíbia para apoiar a produção de hidrogénio verde no país. Desta forma, o país africano espera conseguir desenvolver o potencial da energia eólica e solar.

Por seu lado, a UE estaria a garantir um novo fornecedor de hidrogénio produzido a partir de fontes sustentáveis, um combustível considerado a solução do futuro para a descarbonização.

Apesar de a Comissão Europeia ter-se negado a comentar o acordo, poderá haver uma assinatura de um memorando durante Conferencia das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas que ocorre no Egipto, em novembro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal