Atualidade

Greve no Metro Sul do Tejo vai provocar paragens até sábado

Maquinistas da Metro Sul do Tejo cumprem greve ao trabalho suplementar entre hoje e sábado e greve total entre quarta e sexta
Texto
Metro Sul do Tejo (Foto: Cornelius Kibelka/Flickr)
Metro Sul do Tejo (Foto: Cornelius Kibelka/Flickr)

A partir de hoje, há fortes perturbações no metro ligeiro de superfície nos concelhos de Almada e Seixal, em Setúbal, na Margem Sul. Os maquinistas do Metro Sul do Tejo estarão em greve até 19 de novembro, sendo que os problemas na circulação deverão começar a partir das 17h de hoje, 15 de novembro.

Em comunicado no site da empresa Metro Transportes do Sul (MTS), que explora o metro, é referido que vão sentir-se fortes perturbações na circulação no final do dia de hoje e durante todo o dia de 16, 17 e 18 de novembro.

Haverá duas greves a decorrer em paralelo. Uma entre as 00h de hoje, terça-feira, e as 24h de sábado ao trabalho suplementar, que inclui trabalho em dia de descanso semanal e a todos os serviços com duração superior a 8h. Outra, uma greve total a decorrer entre as 00h de quarta-feira e as 24h de sexta-feira.

Metro Transportes do Sul - AWAY
Metro Transportes do Sul (Foto: MTS/DR)

A paralisação foi convocada pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) para reivindicar aumentos salariais, progressão na carreira e melhor manutenção dos equipamentos.

De acordo com a MTS, os aumentos salariais têm sido negociados com outras estruturas sindicais, que já acordaram a tabela remuneratória a aplicar em 2023, com atualização média em 7,4%, com garantia de aumento mínimo de 80 euros.

Em declarações à Lusa, o presidente da direção do SMAQ, António Domingues, salientou que o SMAQ é o “único sindicato com legitimidade” para negociar as condições de trabalho dos maquinistas da MTS.

No final de outubro, entre 18 e 21 de outubro, os trabalhadores da Metro Sul do Tejo cumpriram uma paralisação também convocada pela SMAQ.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal