Uma das formas de se reduzir as emissões no nosso dia a dia, é trocando o automóvel pelos transportes públicos. Agora imagina o impacto que pode ter se estes transportes forem elétricos. É este o plano em Oslo, na Noruega. A cidade prepara-se para ser a primeira capital do mundo a oferecer apenas transportes públicos sem emissões.
O objetivo de Oslo é tornar-se uma cidade sem emissões até 2030. Para tal, um dos primeiros passos será a descarbonização dos transportes públicos até final de 2023.
Um programa que prevê o investimento de cerca de 48 milhões de euros irá permitir trocar os autocarros a gasóleo por 450 elétricos. Além de serem uma opção mais ecológicas, os e-buses têm uma manutenção mais barata e são mais silenciosos.
Atualmente, Oslo já tem uma frota de ferryboats elétricos e uma das maiores redes de pistas de bicicletas. Há também elétricos, semelhantes aos de lisboa, a circular pela capital norueguesa.
Com a aquisição de autocarros elétricos, a oferta de transportes públicos sustentáveis aumenta substancialmente, permitindo uma melhoria na qualidade do ar na cidade.