Mobilidade

Transportes públicos grátis em Lisboa já chegam a mais de 58 mil cidadãos

Medida entrou em vigor há cerca de três meses e está a ter boa adesão, mas o facto de não chegar a todos os estudantes causa polémica
Texto
Carris (Foto: Lusa)
Carris (Foto: Lusa)

Três meses depois de entrar em vigor a medida que permite aos maiores de 65 anos a utilização gratuita de transportes públicos em Lisboa, são já mais de 58 mil os lisboetas que aderiram ao sistema de passes gratuitos.

O número avançado pela empresa pública Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) engloba, para além dos maiores de 65 anos, os estudantes até 23 anos (ou até 24 se inscritos nos cursos de medicina ou arquitetura), que desde há pouco mais de dois meses também passaram a usufruir de transportes grátis.

Recorde-se que só na primeira semana após o início da gratuitidade, na altura ainda só para seniores, foram quase seis mil os lisboetas a aderir ao benefício.

Transportes gratuitos em Lisboa - AWAY
Transportes públicos de Lisboa (Foto: AWAY/ D.R.)

À Lusa a TML avançou que dos mais de 58 mil aderentes agora registados, cerca de 37 mil têm mais de 65 anos e aproximadamente 22 mil são estudantes, repartidos em partes iguais entre menores de 18 anos e universitários.

No caso dos jovens, podem usufruir de transportes públicos gratuitos na cidade de Lisboa apenas os que tiverem residência fiscal no concelho, mas ainda assim há exceções, o que tem motivado algumas críticas.

Ficam de fora os maiores de 18 anos que ainda não terminaram o secundário, estudantes do ensino especial e técnico ou de cursos profissionais não contemplados numa portaria do Governo e os universitários que estudem em polos situados fora da cidade (como os da Universidade Nova na Costa da Caparica e em Carcavelos).

Sobre estes últimos, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, já afirmou estar a trabalhar com a Área Metropolitana de Lisboa no sentido de também os incluir no programa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias