Sustentabilidade

Cerveja feita com água do esgoto! Pronto para experimentar?

Água altamente reaproveitada e reciclada em segurança está na base de cerveja experimental americana
Texto
Cerveja Epic OneWater Brew (foto: Divulgação)
Cerveja Epic OneWater Brew (foto: Divulgação)

Parece uma brincadeira de verão, mas é real. Revival Lager e Epic OneWater Brew Kölsch são duas cervejas muitos especiais, produzidas com água proveniente de uma estação de tratamento de esgotos, águas de banhos e não só...!

Sediada em Forsyth, a pouco mais de hora de Atlanta na Geórgia (EUA), a Fox City Brewing Company juntou-se à empresa canadiana de tecnologia hídrica H2O innovation (que gere a central local de reciclagem de água) para criar e comercializar a Revival Lager , uma cerveja artesanal tipo “lager” cujo ponto maior de interesse é justamente a produção que recorre a água tratada e reciclada de estações de tratamento locais.

De acordo com os responsáveis por esta iniciativa, a Revival Lager - cerveja artesanal feita com água do esgoto tratada - demonstra que as pessoas estão mais despertas para experimentar uma cerveja com estas caraterísticas do que se alguém lhes oferecer um copo de água e disser que foi tratada da mesma forma.

cerveja - away
Epic Onewater Brew Kolsch e Revival Lager, uma cerveja purificada (foto: divulgação)

A ideia teve um período limitado de ação pois a cerveja foi apenas comercializada durante o simpósio anual da WaterReuse Association como forma de promover a utilidade da água tratada. Mas a verdade é que a custar 4 dólares/litro esta “lager” (cerveja de baixa fermentação) esgotou em pouco tempo o que é um bom sinal para a indústria cervejeira que pode ter aqui uma nova oportunidade no campo da sustentabilidade.

a Epic OneWater Brew é produzida pela Epic Cleantec, uma startup de São Francisco, em colaboração com a Devil's Canyon Brewing Company, e é produzida com água reciclada proveniente das casas de banho, duches e máquinas de lavar roupa do Fifteen Fifty um edifício residencial de 40 andares.

Vê como tudo se passa no vídeo abaixo, onde se revela o processo de produção da Epic Onewater Brew:

A reintrodução de águas residuais tratadas em fontes de água potável não é uma novidade, mas neste contexto tem sido pouco explorado e agora com a criação destas cervejas pode ter sido dado um grande passo para mudar a mentalidade das pessoas.

De uma forma simples, para poder passar de “água do esgoto” a água potável reciclada, esta começa por ser canalizada numa pequena fração do fluxo de saída da unidade de reciclagem (cerca de 4 mil milhões de litros de água por dia) para a instalação de demonstração, onde é submetida às etapas adicionais de ultrafiltração (UF), osmose reversa (RO) e um processo de oxidação ultravioleta avançado (UV AOP) para ser levada aos padrões do estado para água potável reciclada.

Daqui para a tua mesa é um instante. Sagres, Super Bock, Heineken ou outras que fiquem atentas que esta pode bem a vir a ser a tendência do futuro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano