Sustentabilidade

Hidrogénio verde ajuda Heineken a produzir cerveja sustentável

Heineken Espanha fez parceria para usar fertilizantes produzidos com hidrogénio verde nas plantações de cevada
Texto
Cerveja Heineken (foto: Daniel Wirtz/Unsplash)
Cerveja Heineken (foto: Daniel Wirtz/Unsplash)

Sabias que até a cerveja que bebes pode ser mais sustentável? A Heineken Espanha juntou-se à empresa de fertilizantes Fertiberia para tornar o cultivo de cevada mais sustentável utilizando fertilizantes produzidos com hidrogénio verde.

O projeto Green Malt é, de acordo com a Heineken Espanha, pioneiro a nível mundial e vai ajudar a reduzir as emissões da produção de cerveja, atuando de várias formas.

Nas plantações de cevada vai passar a ser usado um fertilizante que é o resultado de uma parceria da Fertibeira com a Iberdrola e que é produzido utilizando hidrogénio verde, ou seja, feito com energias verdes, em vez de gás natural. Desta forma, é livre de emissões de dióxido de carbono (CO2).

Fertiberia - AWAY
Unidade da Fertiberia (foto: Bernat Armangue/AP)

Além de a empresa de cerveja passar a utilizar as soluções sustentáveis de nutrição vegetal da Fertiberia, irá também usar tecnologias de agricultura 4.0 para identificar as técnicas mais eficientes para o cultivo dos cereais usados na bebida.

As primeiras plantações com estes fertilizantes já estão a ser feitas na Andaluzia. A cerveja que será produzida a partir destas plantações terá uma pegada carbónica bastante mais reduzida, dando assim uma nova camada ecológica ao produto que já usa ingredientes na sua maioria de origem local e de cultivo sustentável.

Com este projeto, a Heineken Espanha dá mais um passo em direção à sua ambição de ser neutra em carbono em toda a sua cadeira de valor até 2040 e de reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa até 2025.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias