Energia

Quanta eletricidade será usada no jogo de futebol Sporting x Porto?

Jogos de futebol destas dimensões têm um grande consumo energético
Texto
Estádio José Alvalade (foto: Armando Franca/AP)
Estádio José Alvalade (foto: Armando Franca/AP)

Esta segunda-feira, dia 18 de dezembro, há jogo de futebol. O Sporting e o Porto defrontam-se para a Liga Portugal em Alvalade, Lisboa. Sabes qual é o consumo energético de um jogo desta categoria?

A Selectra, especialista em tarifas de energia, fez um estudo para perceber quanta eletricidade é usada no estádio durante um jogo como o do Sporting x Porto. Apesar de os cálculos terem por base estimativas, já que os dados exatos não são partilhados, dão para perceber que o consumo energético é muito elevado.

Quanta energia é consumida por um estádio de futebol em dia de jogo

Quando acontece um jogo deste tamanho, há várias questões que têm de ser garantidas. Em primeiro lugar, o consumo energético vai variar conforme a estação do ano. Há também regras no que diz respeito à iluminação do relvado, que deve ser uniforme. Os ecrãs gigantes e os de publicidade que estão a funcionar desde antes do jogo representam, em conjunto, 40% do consumo total.

Além destas questões, é necessário também dar energia às cozinhas e aos serviços de catering que têm de manter bebidas frias e comidas quentes. Isto chega a representar 20% do consumo de eletricidade do estádio.

Energia consumida no estádio - AWAY
Estimação de energia consumida em estádios (imagem: Selectra)

A transmissão do jogo em direto também leva a um grande consumo energético – cerca de 11% do total –, já que implica transmissores via satélite, inúmeras câmaras de alta qualidade e computadores que processam tudo.

Refere a Selectra que a potência de um estádio como o de Alvalade poderia iluminar uma cidade como Guimarães, Coimbra ou Leiria.

Tudo isto somado faz com que um estádio de competição médio possa consumir até 25.000 kWh durante um jogo de 90 minutos. Para se ter uma ideia, a eletricidade que se usa para um jogo de uma hora e meia poderia alimentar mais de seis casas durante um ano inteiro, tendo por base os dados de consumo divulgados pela Pordata.

Ver o jogo em casa consome menos eletricidade?

Apesar do consumo energético elevados de um jogo no estádio, a verdade é que em casa também se usa bastante eletricidade, especialmente se virmos os valores por pessoa.

Dados Selectra jogo futebol - AWAY
Estimação de energia consumida durante um jogo de futebol por pessoa (imagem: Selectra)

Um adepto que fique em casa a ver o jogo poderá ser até 140% menos eficiente em termos energéticos do que o que vê o mesmo jogo no estádio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Parte do plástico em Portugal é reciclado com recurso a energia solar
Vais comprar pão? 6 dicas para aproveitares até à última migalha
Quanto tempo demora o Citroën ë-C4 X a percorrer 1000 quilómetros?