Atualidade

DS voador e 2CV desfeito em exposição de homenagem ao "Gendarme"

Um Citroën 2 CV “em pedaços” e um DS com asas são alguns dos modelos usados nos filmes do famoso ator Louis de Funès
Texto

Está patente ao público até 5 de novembro de 2023 uma exposição com muitos dos automóveis que entraram nos filmes protagonizados por Louis de Funès, ator francês falecido em 1983 que se tornou famoso pelos seus papéis como Gendarme, uma espécie de versão gaulesa de um guarda da GNR.

Com o nome "En vadrouille avec Louis de Funès" ("Em movimento com Louis de Funès"), a original exposição está em exibição no Musée National de l'Automobile - Collection Schlumpf, em Mulhouse, França.

É verdade que não estão expostos todos os veículos usados nos mais de 160 filmes em que Funès participou, mas estão alguns dos mais emblemáticos, como o Citroën 2 CV original que ficou destruído no filme “Le Corniaud” (“O oportunista”) de 1965, o Citroën Méhari da saga “Gendarme”, ou ainda o DS que entrou na longa-metragem “Fantomas” de 1964.

Mas não só de veículos franceses é feita esta exposição em homenagem ao ator de nome completo Louis Germain David de Funès de Galarza, filho de pai espanhol e de mãe de ascendência espanhola e portuguesa (Leonor Soto Reguera).

Citroën 2CV - AWAY
Citroën 2CV destruído do filme “O oportunista" de 1965 (foto: Sebastien Bozon/AFP via GettyImages)

Estão lá outros três automóveis originais também usados em filmagens, para além do 2 CV conduzido pelo ator Bourvil. O Cadillac igualmente usado em “Le Corniaud” (“O oportunista”) e o Ford Mustang vermelho e o Oldsmobile vistos na série de filmes “Gendarme”.

Da mostra organizada em conjunto com o Museu Louis de Funès, situado em Saint-Raphaël, na Riviera francesa, fazem também parte adereços, cartazes, fotografias das filmagens e até objetos pessoais do ator.

DS do filme Fantomas - AWAY
Versão futurista inspirada no DS do filme Fantomas (foto: DS)

Para comemorar a inauguração da exposição, a DS Automobiles revelou o desenho de uma criação inspirada no exemplar voador do filme "Fantomas se déchaîne” ("O Regresso de Fantomas").

Desenhado pelo DS Design Studio Paris, o modelo de estilo futurista possui asas e uma barbatana caudal, tal como o exemplar do filme de 1965.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal