Mobilidade

Icónico Citroën 2CV "Fourgonnette" renasce e tem uma versão elétrica

Com base num Berlingo atual foi criada uma versão retro de um dos modelos mais emblemáticos da marca francesa
Texto

Ainda te lembras do icónico Citroën 2CV AU "Fourgonnette", um dos primeiros furgões com tração dianteira da indústria que se manteve em produção entre 1951 e 1977 e que vendeu quase 1.247.000 unidades? Pois este modelo que marca a história da Citroën está de volta e também em versão elétrica.

O projeto é da autoria do carroçador italiano Caselani que, em conjunto com a equipa de designers da Citroën, decidiu pegar num Citroën Berlingo atual e transformá-lo num furgão de estilo retro, inspirado no 2CV Fourgonnette.

A estética exterior é o que mais marca nesta fusão entre o icónico modelo da segunda metade do século passado e o moderno furgão que é um dos mais vendidos na Europa. Basta olhar para as fotografias partilhadas pela Citroën para perceber que do Berlingo original pouco resta.

A maioria dos painéis exteriores foram substituídos por novas peças em fibra de vidro adaptadas à estrutura, sendo fixadas por clipes e parafusos nas instalações da Caselani situadas na região da Lombardia, norte de Itália. O capô em forma de ‘V’ é mais estreito na parte inferior e a grelha recebe o enorme logotipo da Citroën em cromado, tal como acontecia no modelo original.

Já os faróis, estão também marcadamente deslocados do capô, mas, ao contrário do que acontecia no 2CV AU, não na totalidade. Também diferente deste é o para-choques, que em vez do cromado adota a cor branca para gerar contraste com a restante carroçaria.

Um dos elementos mais distintivos do 2CV AU – as chapas onduladas que cobriam as laterais, as portas traseiras e o tejadilho – foram, naturalmente, transpostas para a nova versão. Neste caso são fabricadas em fibra de vidro e estão sobrepostas à carroçaria do Berlingo, assumindo, assim, uma função puramente decorativa.

Na seção traseira, mais concretamente em cada uma das portas, foi colocada uma pequena janela vertical, com cantos arredondados, fiel à forma das existentes no 2CV AU.

O Berlingo Fourgonnette já pode ser encomendado, embora a produção apenas tenha início em janeiro de 2023. Estará disponível em versão de carga (lotação de 3 pessoas) ou versão de passageiros (lotação de 5 pessoas) no comprimento M (4,40 m), equipado com múltiplos sistemas de ajuda à condução e de conetividade.

Entre as motorizações disponíveis, destaque para o elétrico de 100 kW de potência, cuja autonomia máxima é de 275 km. Está equipado com uma bateria de 50 kWh que pode ser recarregada até 80% em 30 minutos num posto de carregamento público.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal