Fantástico

Como se cria uma casa flutuante sustentável?

The Float é uma casa flutuante construída com dois materiais sustentáveis e ecológicos: madeira e cortiça
Texto

Chama-se The Float – pode traduzir-se para A Boia, em português – e é uma casa flutuante que tem a particularidade de ser sustentável. Como é que se conseguiu o feito? Produzindo-a com recurso a dois materiais naturais e renováveis: madeira e cortiça.

É num dos canais pitorescos da cidade história de Leiden, nos Países Baixos, que se encontra esta casa sobre a água. Foi desenhada pela empresa de arquitetura neerlandesa Studio RAP que seguiu à letra o pedido do cliente de desenvolver uma habitação inovador e sustentável.

The Float - AWAY
The Float tem exterior coberto de cortiça (foto: Riccardo De Vecchi)

A The Float foi toda produzida em CLT (cross-laminated-timber), um material feito com madeira e outros produtos biológicos, e este é visível nas paredes interiores. Por ter um design inspirado nos princípios do origami, a arte de dobrar papel, foi possível utilizar menos material do que o usado numa estrutura dita convencional.

De acordo com a empresa, o trabalho de otimização que fizeram permitiu utilizar menos 2000 kg de madeira.

A cortiça também ganha destaque nesta casa flutuante e, por ser um material com uma origem ecológica muito particular – além de biodegradável e reciclável, pode ser retirado do sobreiro sem ter de se abater a árvore –, faz com que a The Float tenha uma pegada ecológica relativamente pequena.

Montagem The Float - AWAY
Processo de montagem da The Float (foto: Studio RAP)

O exterior da estrutura de madeira foi então coberto por várias camadas de cortiça que ajudam a garantir o isolamento e a tornar o interior da habitação mais confortável. Os módulos neste material foram todos cortados com laser para garantir precisão e remates praticamente perfeitos.

No fundo, todo o processo de idealização e produção da The Float teve apenas uma linha-guia, a sustentabilidade. Com este projeto, o Studio RAP quer também ajudar a indústria a investir mais na arquitetura sustentável, procurando novos materiais e métodos de construção com menor impacto para o ambiente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal