Fantástico

Kitesurfer português atravessa oceano Atlântico de kiteboat em 20 dias

Francisco Lufinha foi das Canárias às Caraíbas num veleiro puxado por um kite e alimentado por painéis solares e um hidrogerador
Texto
Francisco Lufinha atravessa Atlântico de kiteboat
Francisco Lufinha atravessa Atlântico de kiteboat

Nem toda a gente deverá estar familiarizado com o kitesurfer português Francisco Lufinha. No entanto, o atleta acabou de cumprir um feito que ficará, com toda a certeza, para a história: fazer a travessia do Atlântico num kiteboat em apenas 20 dias.

A EDP Atlantic Mission era um projeto que tinha como objetivo percorrer 6700 quilómetros, indo de Portugal às Caraíbas, num kiteboat. O projeto foi desenvolvido pelo português juntamente com a sua equipa técnica e teve o apoio da EDP e, desde o momento em que Francisco Lufinha deixou Portugal até que chegou às Caraíbas, passaram-se 47 dias.

O kiteboat usado na travessia foi desenvolvido a partir de um antigo veleiro adaptado para ser puxado por um kite e para ser alimentado por painéis solares e um hidrogerador e teve o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Foi no dia 3 de novembro que Francisco Lufinha partiu à aventura e saiu da marina de Cascais no kiteboat em direção às Caraíbas. Antes, o navegador viu-se obrigado a fazer uma paragem técnica na ilha de La Palma, nas Canárias.

A viagem das Canárias às Caraíbas acabou ao fim de 20 dias, no dia 20 de dezembro. De acordo com o comunicado da EDP, à chegada, o atleta admitiu que a viagem foi um grande desafio, mas que é um sonho realizado:

A EDP Atlantic Mission foi de longe o desafio mais exigente física e psicologicamente que superei até hoje. (…) Realizei mais um sonho, mais uma conquista extrema e não podia estar mais satisfeito e com o sentimento de missão cumprida.

O Guiness World Records vai agora analisar a duração da viagem para que se possa confirmar que Francisco Lufinha é detentor de um novo recorde mundial, o da travessia mais rápida do Atlântico, a solo, num kiteboat.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal