Fantástico

Mini revela protótipo elétrico que demonstra preocupação com o ambiente

Concept Aceman vai definir o futuro design da marca e pode dar lugar a um modelo de produção entre o Cooper e o Countryman
Texto

É elétrico, irreverente, excêntrico e diz não à utilização de couro ou de elementos cromados. O novo protótipo Mini Concept Aceman é a mais recente criação da marca britânica, que mais do que um puro exercício de estilo é o automóvel que pode definir a orientação do design dos seus futuros automóveis.

Os responsáveis da Mini descrevem o Concept Aceman como o modelo que preenche o espaço entre os modelos Cooper e Countryman e que estreia uma nova linguagem de design e muitas inovações tecnológicas que irão moldar as próximas gerações dos seus modelos.

Os três pontos essenciais que estabeleceram a premissa no desenvolvimento deste protótipo? Transmitir a sessão de condução estilo kart (mas elétrico); oferecer uma experiência digital imersiva; e deixar uma pegada ecológica mínima.

Sobre o design, destacam-se os faróis de estilo futurista e o elemento octogonal iluminado na dianteira, assim como as arestas bem vincadas da carroçaria e uma secção traseira de aparência robusta, onde brilham as luzes dispostas verticalmente.

Pintada na cor Icy Sunglow Green, uma tonalidade turquesa brilhante, a carroçaria de cinco portas do Mini Concept Aceman integra também o tradicional verde British Racing Green no tejadilho (sobre o qual está montada uma grelha com o desenho da Union Jack) e elementos em azul e rosa alaranjado que vincam a sua irreverência.

Embora o exterior seja bem demonstrativo do caráter ousado deste modelo, é no interior com capacidade para cinco ocupantes que se encontram alguns dos seus elementos mais marcantes, desde logo o ecrã digital OLED de formato redondo, colocado ao centro. É, pois, óbvio que o Concept Aceman foi buscar inspiração aos modelos mais tradicionais da Mini.

A consola central estende-se até aos bancos traseiros e os painéis das portas apresentam um design minimalista. Já os bancos, com encostos de cabeça integrados, têm um aspeto vivo e tridimensional conseguido através de uma combinação de diferentes tecidos.

Os couros e os elementos cromados, já o dissemos, não entram na composição deste Mini Concept Aceman, em nome da sustentabilidade.

Por último os elementos tecnológicos, que neste modelo são um verdadeiro cocktail de luz, movimento, interação e som. A animação exterior que combina efeitos de luz e som, que acontece quando o utilizador se aproxima do automóvel, prolonga-se para o interior após a abertura das portas.

tablier que serve de área de projeção de imagens em movimento e permite que todos os controlos do veículo sejam transferidos para esta superfície.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal