É elétrico, irreverente, excêntrico e diz não à utilização de couro ou de elementos cromados. O novo protótipo Mini Concept Aceman é a mais recente criação da marca britânica, que mais do que um puro exercício de estilo é o automóvel que pode definir a orientação do design dos seus futuros automóveis.
Os responsáveis da Mini descrevem o Concept Aceman como o modelo que preenche o espaço entre os modelos Cooper e Countryman e que estreia uma nova linguagem de design e muitas inovações tecnológicas que irão moldar as próximas gerações dos seus modelos.
Os três pontos essenciais que estabeleceram a premissa no desenvolvimento deste protótipo? Transmitir a sessão de condução estilo kart (mas elétrico); oferecer uma experiência digital imersiva; e deixar uma pegada ecológica mínima.
Sobre o design, destacam-se os faróis de estilo futurista e o elemento octogonal iluminado na dianteira, assim como as arestas bem vincadas da carroçaria e uma secção traseira de aparência robusta, onde brilham as luzes dispostas verticalmente.
Pintada na cor Icy Sunglow Green, uma tonalidade turquesa brilhante, a carroçaria de cinco portas do Mini Concept Aceman integra também o tradicional verde British Racing Green no tejadilho (sobre o qual está montada uma grelha com o desenho da Union Jack) e elementos em azul e rosa alaranjado que vincam a sua irreverência.
Embora o exterior seja bem demonstrativo do caráter ousado deste modelo, é no interior com capacidade para cinco ocupantes que se encontram alguns dos seus elementos mais marcantes, desde logo o ecrã digital OLED de formato redondo, colocado ao centro. É, pois, óbvio que o Concept Aceman foi buscar inspiração aos modelos mais tradicionais da Mini.
A consola central estende-se até aos bancos traseiros e os painéis das portas apresentam um design minimalista. Já os bancos, com encostos de cabeça integrados, têm um aspeto vivo e tridimensional conseguido através de uma combinação de diferentes tecidos.
Os couros e os elementos cromados, já o dissemos, não entram na composição deste Mini Concept Aceman, em nome da sustentabilidade.
Grupo BMW pretende usar alumínio de produção sustentável até 2024
Por último os elementos tecnológicos, que neste modelo são um verdadeiro cocktail de luz, movimento, interação e som. A animação exterior que combina efeitos de luz e som, que acontece quando o utilizador se aproxima do automóvel, prolonga-se para o interior após a abertura das portas.
O tablier que serve de área de projeção de imagens em movimento e permite que todos os controlos do veículo sejam transferidos para esta superfície.