Mobilidade

Mini testa nova versão elétrica de três portas no Círculo Ártico

Modelo está a ser submetido a ensaios de inverno no centro de testes do grupo BMW na região do Círculo Ártico
Texto

A Mini divulgou imagens da quinta geração da sua gama, cuja estreia acontecerá com o lançamento da variante de três portas. A cumprir um programa de ensaios de inverno no centro de testes do grupo BMW situado em Arjeplog, na Suécia, o modelo chegará ao mercado apenas em versão elétrica.

A região da Lapónia, no Círculo Ártico, é o habitual local onde os modelos do grupo BMW cumprem rigorosos testes dinâmicos antes de entrarem nas linhas de produção, tal como acontece com o novo Mini. É nas estradas cobertas de neve e nos lagos gelados que o modelo está agora a completar um capítulo importante no seu processo de desenvolvimento.

A motorização elétrica, a bateria de alta tensão, as unidades de controlo e a tecnologia de carregamento são os principais componentes em teste a temperaturas extremas abaixo de zero, por parte da equipa de engenheiros responsáveis por esta fase de evolução do modelo.

O cenário inóspito serve também para estabelecer cuidadas afinações ao nível da transmissão, suspensão, direção e chassis, para que tudo funcione da melhor forma quando esta versão de três portas chegar às mãos dos seus futuros clientes, previsivelmente no primeiro trimestre de 2023.

No caminho para se tornar uma marca composta exclusivamente por modelos 100% elétricos, a Mini entra numa nova geração, a quinta, uma vez mais com a estreia da versão de três portas, que a marca garante vir a proporcionar o mesmo prazer de condução e a mesma dinâmica “estilo karting” que tem marcado as gerações anteriores.

A transição para a total eletrificação será, contudo, realizada por fases. Depois deste três portas exclusivamente elétrico será dada a conhecer a nova geração do Countryman, que para além de uma versão alimentada a baterias irá, ainda, oferecer uma outra com motor de combustão interna.

Juntamente com as imagens do Mini três portas em testes de inverno, a marca desvendou a informação de que está a desenvolver um novo protótipo de estilo crossover, a revelar ainda no decorrer deste ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos