Fantástico

9 causas defendidas por Cristiano Ronaldo, que faz 37 anos hoje

Cristiano Ronaldo está de parabéns, não apenas pelo seu aniversário, mas pelas causas ambientais, sociais e humanitárias que abraça
Texto
Cristiano Ronaldo (Foto: S. Tumbelaka AFP/Gettyimages)
Cristiano Ronaldo (Foto: S. Tumbelaka AFP/Gettyimages)

Cristiano Ronaldo, jogador português do Manchester United, faz hoje, dia 5 de fevereiro, 37 anos. Líder em campo, é também líder em diversas causas que não se coíbe de apoiar. É um dos maiores futebolistas mundiais de todos os tempos e as suas contas nas redes sociais são das que tem maior número de seguidores, sabe, por isso, como ninguém, utilizar isso de forma a impactar pessoas.

As origens de Ronaldo são muito humildes, mas ele nunca as esqueceu e demonstra várias vezes o seu apoio a causas humanitárias, ambientais ou sociais.

Fomos compilar nove causas que são exemplo disso mesmo.

1. Ajuda a Martunis e à população indonésia

Cristiano Ronaldo e Martunis (Foto: Firdia Lisnawati/Associated Press)

Corria o ano de 2004 a Indonésia foi fustigada por um tsunami de grandes dimensões. Uma história de sobrevivência revelou Martunis um menino de 7 anos que sobreviveu 21 dias em cima de um sofá. Quando as imagens mostraram o pequeno, este, tinha vestida uma t-shirt de Ronaldo. Foi o suficiente para o jogador português voar e ir conhecer o rapaz. Pagou-lhe a escola, educação, ajudou a família e fez questão de apoiar na reconstrução de casas e locais afetados.

2. Apoio a Gaza

Cristiano Ronaldo (Foto: Sergio Torres/AFP/Associated Press)

Alguns anos depois, ele leiloou a Bota de Ouro de 2011 por 1,4 milhões de euros e ofereceu esse dinheiro para a construção de uma escola em Gaza, na Cisjordânia. Nesse mesmo ano leiloou também uma t-shirt por 37 mil euros com o dinheiro a reverter para a Save The Children, tendo daí em diante participado em várias ações da associação.

3. Apoio a ecossistemas retentores de carbono

Cristiano Ronaldo a plantar mangues (Foto: Sonny Tumbelaka/AFP/Gettyimages

Em 2013, Cristiano Ronaldo participou pro bono, em Benoa Bay, na Indonésia, numa ação de plantação de mangais. Estes ecossistemas auxiliam a fixar ervas nos pântanos de sal e são muito eficazes na absorção e armazenamento do carbono, tornado-os assim, essenciais no combate às alterações climáticas. Igualmente importante, este ecossistema é uma barreira natural às inundações e consegue ser um ponto de quebra para tsunamis.

4. Apoio a três ONG

Ronaldo, Liga dos Campeões (Foto: Manu Fernandez/Associated Press)

Depois de vencer a Liga dos Campeões em 2014, Ronaldo prescindiu do prémio de 600 mil euros que o Real Madrid lhe ofereceu e distribuiu-o por três ONG (Organizações não governamentais).

5. Auxílio às vítimas de inundações no Nepal

Nepal (Foto: Manish Swarup/Associated Press)

Dois enormes terramotos assolaram o Nepal em 2015. Mais de 8 mil pessoas morreram e 20 mil ficaram feridas, segundo dados oficiais da época. Os efeitos desta catástrofe foram ainda mais evidentes porque o país asiático é um dos que mais sofre os efeitos das alterações climáticas, com constantes inundações e perca de colheitas. Cristiano Ronaldo, então jogador do Real Madrid, doou cerca de 6 milhões de euros para auxiliar as vítimas.

Nesse ano viria a ganhar o Prémio “AthletesGoneGood” atribuído ao desportista que mais contribuiu para causas a nível mundial.

6. Tornar os sonhos reais

Ronaldo ao centro, com Andy Perez, 7 anos (à esquerda) e Kevin Perez, 4 anos (à direita)

Em 2018, então jogador da Juventus, juntou-se com Leonel Messi, seu eterno rival em campo, em um leilão de caridade para “The Forever Dream Foundation”, que providencia experiências com as maiores estrelas do desporto mundial, a crianças desfavorecidas, tornando alguns dos seus sonhos realidades.

7. Pray for Amazonia

Pode-se dizer que aqui não houve dinheiro doado, mas bastou um tweet, com um alcance superior a 100 milhões de pessoas no mundo: “A floresta da Amazónia produz mais de 20% do oxigénio mundial e está a arder há três semanas. É nossa responsabilidade ajudar a salvar o planeta”. Desta forma CR7 demonstrou o seu compromisso com o combate às alterações climáticas.

8. Combate ao COVID-19

Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes (Foto: EuropaPress/Gettyimages)

No pico da pandemia do COVID-19, em 2020, Ronaldo juntou-se ao empresário Jorge Mendes e doaram 1 milhão de euros a 3 hospitais em Portugal (unidades de cuidado intensivo em Lisboa e Porto, e, no Funchal) para auxiliar no combate ao COVID-19.

9. Compromisso com a saúde

Cristiano Ronaldo, Euro 2020 (Foto: LUSA)

O ano passado, em uma conferência de imprensa no pre-match de um jogo do Europeu 2020, Ronaldo retirou da sua frente duas garrafas de Coca-Cola, um dos patrocinadores do evento, e pediu bem alto “água”. Dados da Reuters da altura referiram alegadas perdas de 4 milhões de dólares para a marca americana e queda de 1,6% na bolsa, mas, mais importante, foi a mensagem do jogador que deu um sinal para a necessidade de bebermos bebidas com menos açúcar e sem corantes.

Mas Cristiano Ronaldo não fica apenas pelas causas, os seus projetos têm igualmente de ter uma preocupação com o ambiente.

De acordo com o indicado no site da marca, a linha CR7 de roupa e acessórios, produzida pela JBS Textile Group, aposta em algodão com certificado orgânico, certificação FSC (produtos de florestas de crescimento sustentável e condições de exploração com respeito pelos produtores) e é vendida em embalagens de materiais reciclados.

Outro exemplo, na hotelaria, o Pestana CR7 Gran Via em Madrid, que é gerido pelo Grupo Pestana, tem sistemas da empresa que permitem utilização de água de forma mais sustentável em todos os quartos.

Hotel Pestana CR7 Gran Via Madrid (Foto: Pestana Hotels)

Mais do que um desportista, Ronaldo é um homem de causas.

Parabéns!

 

(Fontes: CA Org, TB Project Aljazeera, HindustanTimes, Reuters, The Mirror, Goal)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade