Fantástico

Cientista Jane Goodall é agora uma Barbie com 90% de plástico reciclado

Parceria entre Instituto Jane Goodall e Mattel resultou em cinco novas bonecas que alertam para sustentabilidade e ambiente
Texto

O nome Jane Goodall dificilmente não te é familiar. É ativista e talvez a etóloga mais conhecida do mundo, tendo estudado o comportamento dos chimpanzés, fazendo grandes progressos. É uma figura inspiradora para crianças e adultos e, agora, graças a uma parceria do Instituto Jane Goodall com a Mattel, existe uma Barbie Jane Goodall.

Mais do que ser uma forma de homenagear a cientista, ativista e humanitária, a criação da boneca inspiracional Jane Goodall tem como objetivo levar os mais novos a falar do ambiente e da natureza, despertando a curiosidade para o mundo em redor.

Estou entusiasmada por fazer a parceria com a Barbie e encorajar crianças a aprender sobre o ambiente e a sentirem que podem fazer a diferença. Através desta parceria, espero inspirar a próxima geração de ecolíderes a juntarem-se a mim para proteger o nosso planeta”, refere Jane Goodall em comunicado da Mattel, detentora da Barbie.

A boneca inspiracional Jane Goodall não foi a única Barbie a nascer da parceria da Mattel com o Instituto Jane Goodall. Foi também apresentada a 2022 Career of the Year Eco-Leadership Team – em português, Carreira do Ano Equipa de Ecoliderança – que inclui quatro Barbies com papéis diferentes para promover a sustentabilidade. Nesta coleção, há uma barbie diretora de sustentabilidade, uma cientista de conservação, uma engenheira de energias renováveis e uma advogada ambiental.

Estas cinco novas Barbies tem a particularidade de terem cerca de 90% de plástico reciclado, retirado de águas em zonas em que não há um sistema de recolha de lixo formal. Estas bonecas vêm também com o certificado CarbonNeutral, dado pela Climate Impact Partners. Para obter o certificado, a Barbie fez compensação carbónica.

A parceria da empresa de brinquedos com o instituto da etóloga é mais um passo da Mattel para conseguir atingir o objetivo de ter plástico 100% reciclado, reciclável ou biológicos até 2030. Além das novas bonecas, a Mattel já lançou outros brinquedos com menor pegada ecológica como um mini Tesla Roadster, blocos para bebés com plástico biológico e um baralho de UNO feito apenas de papel.

(Fotos: Mattel)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal