Fantástico

Mattel vai tornar brinquedos e embalagens mais sustentáveis até 2030

Primeiro passo da Mattel para a sustentabilidade foi um mini Tesla Roadster produzido com 99% de materiais reciclados e biológicos
Texto
Brinquedos Mattel mais sustentáveis
Brinquedos Mattel mais sustentáveis

As escolhas que fazemos no dia a dia estão diretamente ligadas à pegada ecológica de cada um. Do meio de transporte que usamos, à quantidade de água que gastamos, aos produtos que escolhemos: tudo tem um impacto no ambiente.

O mesmo acontece com os produtos que adquirimos para os mais novos. E, até na hora de brincar, é possível fazer escolhas mais conscientes. Com isso em mente, a Mattel, uma das empresas mais conhecidas de brinquedos detentora de marcas como Barbie, Hot Wheels, Matchbox e Mega, começou a apostar em produtos mais sustentáveis.

Este é o primeiro passo da multinacional para ter brinquedos e embalagens 100% feitas de materiais recicláveis, reciclados ou de plástico produzido a partir de elementos biológicos, até 2030.

A transição começou com a marca de carros de brincar, a Matchbox. Para primeiro produto da linha sustentável foi escolhido o Tesla Roadster miniatura, apresentado em 2021 e que começou a ser vendido – e esgotou – em 2022.

Este brinquedo é composto por 99% de materiais reciclados e biológicos (como um derivado de batata) e tem a certificação CarbonNeutral. Esta foi obtida pois a empresa apoia projetos de conservação na América do Norte para equilibrar as suas emissões de carbono.

A partir deste primeiro passo, a Matchbox começou a apostar em embalagens sem plástico, que usam papel certificado pela Forest Stewardship Council.

Outro passo importante da marca foi garantir que até os brinquedos eletrónicos poderiam ser facilmente reciclados. Assim, toda a parte eletrónica fica concentrada num módulo que facilmente pode ser removido para que seja fácil separar os materiais para reciclagem.

Mais produtos conscientes para 2022

O primeiro passo está dado, mas a Mattel, juntamente com a Matchbox, vai lançar novos produtos com menor impacto ambiental.

Carrinhos de brincar inspirados em modelos elétricos da BMW, Nissan e Honda vão chegar às prateleiras para ajudar os pais a ensinar as crianças sobre mobilidade sustentável. Vai também ser lançado um camião de reciclagem feito de plástico bio-circular.

Todos os novos produtos vão passar a ser pensados de forma a que possam ser facilmente reciclados.

Também a Mega, outra empresa do grupo Mattel, apresentou quatro sets de Mega Bloks certificados como CarbonNeutral. Esta linha, pensada para crianças a partir de um ano, é a primeira com este certificado a ser vendida no grande retalho.

Mais do que serem neutros em carbono, os brinquedos têm temáticas ambientais e têm pelo menos 56% de materiais à base de plantas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente