Evasão

Destino turístico sustentável – Baião é o primeiro município português certificado

O concelho mais verde do distrito do Porto obteve o reconhecimento internacional
Texto
Município de Baião
Município de Baião

O município de Baião foi certificado com o “Galardão de Prata” EarthCheck como destino turístico sustentável. Esta certificação reconhecida e válida internacionalmente foi atribuída pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC).

Baião, banhado a sul pelo rio Douro, possui cerca de 68 por cento do território coberto por áreas verdes e floresta e é conhecido por ser o concelho “mais verde” do distrito do Porto.

Este município nortenho torna-se assim o primeiro a nível nacional a receber a distinção “Destino Turístico Sustentável”.

O reconhecimento a Baião, que com certeza irá permitir importantes referências internacionais, mostra “o resultado de excelentes indicadores ambientais, económicos, culturais e sociais quando comparado com outros territórios igualmente certificados” – lê-se em comunicado.

A organização que atribui esta menção revela que para obter esta certificação foram analisados consumos energéticos, utilização e tratamento de águas, tipo de tratamento e quantidade de resíduos, áreas verdes, e ainda, foi tido em conta indicadores associados à segurança, economia e cultura.

Descobre aqui o processo de Baião como Destino Turístico Sustentável

 

Fotos (Flickr, captura CMB)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida