Arena do Futuro, assim se chama um circuito construído especialmente para testar o carregamento elétrico em movimento e por indução. A pista, que vai começar a ser utilizada muito em breve, conta com 1050 metros tem tecnologia de eletrificação e é alimentada com uma potência elétrica de 1 MW. Este projeto é resultado de uma parceria entre várias empresas, instituições e universidades, entre elas a A35 Brebemi e a Stellantis.
Instalada numa área privada da autoestrada A35, em Itália, a Arena do Futuro tem como objetivo mostrar como a tecnologia de transferência dinâmica de energia sem fios – Dynamic Wireless Power Transfer ou DWPT – pode ser a solução para ajudar à descarbonização da mobilidade.
Com a DWPT é possível carregar um veículo elétrico sem ter de o conectar com cabos, apenas conduzindo-o em pistas, ou faixas de rodagem, preparadas com a tecnologia. Qualquer veículo elétrico pode ser carregado desta forma desde que seja instalado um recetor próprio que transfere a energia da infraestrutura rodoviária para a bateria.
Com a pista pronta, começa agora a terceira fase do projeto, a de testes. Para tal, um Fiat 500 elétrico e o autocarro E-Way da Iveco foram adaptados e já percorreram vários quilómetros da Arena do Futuro, mostrando resultados encorajadores.
A participação da Stellantis neste projeto insere-se na estratégia de eletrificação da empresa que pretende desenvolver não só veículos elétricos de qualidade e com velocidades de carregamento ultrarrápidas, mas também um ecossistema para suportar a eletrificação.