Cerca de 700 milhões de euros é o valor do investimento que será realizado pela Ionity com a instalação de mais de 5000 pontos de carregamento rápido para veículos elétricos na Europa. O projeto estará completo até 2025 e prevê a colocação de estações de carregamento não apenas em autoestradas ou vias rápidas, mas também próximo das grandes cidades e em estradas particularmente movimentadas.
Dos atuais 1500 pontos de carregamento de até 350 kW que fazem parte da rede Ionity, situados em pouco menos de 400 locais, passarão a existir mais de 7000 em 2025, distribuídos por aproximadamente 1000 locais.
Uma estratégia de expansão levada a cabo pela empresa que resulta de uma joint-venture de vários construtores automóveis que pretende acelerar a conversão para veículos elétricos, ao tornar mais fácil o acesso a infraestruturas de carregamento.
As novas estações irão contar com seis a doze pontos de carregamento, o que reduz significativamente o tempo da operação em si, bem como o período de espera dos utilizadores.
Adicionalmente, a Ionity planeia expandir muitos dos locais existentes, dependendo dos seus níveis de utilização, bem como adquirir mais terrenos próprios a fim de construir e operar estações de serviço. Estas estações podem ser de uma tipologia simples, ou podem ser mais completas, com a oferta de serviços de restauração e comércio.
A marca Audi, em particular, irá beneficiar de uma inovação na rede Ionity relacionada com o sistema de cobrança. Os proprietários de um e-tron com data de produção após a semana 48 do corrente ano, ou seja, compatível com o sistema "Plug & Charge", deixam de necessitar de usar um cartão RFID para efetuar um carregamento, bastando-lhes ligar o cabo ao veículo para que o carregamento se inicie e seja desencadeado o processo de faturação automático.
(Fotos: divulgação e J. Adams/Unsplash)