Energia

Rede da Ionity vai ter mais 5000 postos de carregamento rápido até 2025

Expansão da rede de pontos de carregamento de até 350 kW prevê instalação em 1000 locais na Europa, alguns próximos de grandes cidades
Texto
Ionity faz investimento em novos postos de carregamento
Ionity faz investimento em novos postos de carregamento

Cerca de 700 milhões de euros é o valor do investimento que será realizado pela Ionity com a instalação de mais de 5000 pontos de carregamento rápido para veículos elétricos na Europa. O projeto estará completo até 2025 e prevê a colocação de estações de carregamento não apenas em autoestradas ou vias rápidas, mas também próximo das grandes cidades e em estradas particularmente movimentadas.

Dos atuais 1500 pontos de carregamento de até 350 kW que fazem parte da rede Ionity, situados em pouco menos de 400 locais, passarão a existir mais de 7000 em 2025, distribuídos por aproximadamente 1000 locais.

Uma estratégia de expansão levada a cabo pela empresa que resulta de uma joint-venture de vários construtores automóveis que pretende acelerar a conversão para veículos elétricos, ao tornar mais fácil o acesso a infraestruturas de carregamento.

As novas estações irão contar com seis a doze pontos de carregamento, o que reduz significativamente o tempo da operação em si, bem como o período de espera dos utilizadores.

Adicionalmente, a Ionity planeia expandir muitos dos locais existentes, dependendo dos seus níveis de utilização, bem como adquirir mais terrenos próprios a fim de construir e operar estações de serviço. Estas estações podem ser de uma tipologia simples, ou podem ser mais completas, com a oferta de serviços de restauração e comércio.

A marca Audi, em particular, irá beneficiar de uma inovação na rede Ionity relacionada com o sistema de cobrança. Os proprietários de um e-tron com data de produção após a semana 48 do corrente ano, ou seja, compatível com o sistema "Plug & Charge", deixam de necessitar de usar um cartão RFID para efetuar um carregamento, bastando-lhes ligar o cabo ao veículo para que o carregamento se inicie e seja desencadeado o processo de faturação automático.

(Fotos: divulgação e J. Adams/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal