Energia

Portugal vai ter postos de carregamento rápido de projeto Atlante, da Stellantis

Depois do primeiro ponto em Itália, a maior rede de carregamento rápido do sul da Europa está a tomar forma e o plano anunciado pela Stellantis tem Portugal incluído
Projeto Atlante da Stellantis
Projeto Atlante da Stellantis
PUB

O projeto Atlante traduz-se na implementação de uma nova rede de carregamento rápido para veículos elétricos e resulta de uma parceria entre a Stellantis, o NHOA Group e a Free2Move eSolutions. O primeiro ponto de carga foi inaugurado recentemente na cidade de Piemonte, em Itália, mas já estão identificadas as localizações dos próximos 700 pontos em Itália, França, Espanha e Portugal.

Todos os pontos de carregamento do projeto Atlante serão alimentados apenas por energias renováveis. Onde for possível, as estações de carregamento vão ter painéis solares e sistemas de armazenamento que recorrem a baterias de segunda vida, já utilizadas anteriormente em automóveis elétricos.

PUB

A velocidade de carregamento anunciada para os pontos desta nova rede de carregamento rápido varia entre os 100 kW e os 175 kW, sendo que 100 por cento desta rede será do tipo VGI (rede integrada de energia e transportes).

PUB

Estarão localizados, principalmente, junto dos principais entroncamentos rodoviários ou em áreas urbanas com uma maior densidade populacional, mas também nas autoestradas com um intervalo de distância médio a rondar os 60 quilómetros.

PUB

Neste momento, estão a ser desenvolvidos 70 pontos de carregamento que deverão entrar em funcionamento ao longo dos próximos seis meses. Ainda assim, o plano é bem mais ambicioso e prevê-se que, até 2025, haja cerca de 5000 pontos de carregamento ativos e mais de 35 mil até 2030.

(Fotos: divulgação e R. Nanthapreehca/Pexels)

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados