Energia

Mercedes-Benz junta-se à Stellantis e à TotalEnergies na ACC

A marca de automóveis alemã entra no capital da ACC e pretende acelerar a capacidade industrial de produção de baterias até 120 GWh
Mercedes junta-se à Stellantis na ACC
Mercedes junta-se à Stellantis na ACC
PUB

A Mercedez-Benz é a nova acionista da empresa europeia de manufaturação de baterias Automotice Cells Company (ACC). A marca alemã junta-se à Stellantis e à TotalEnergies, sendo que cada uma delas terá partes iguais da ACC. A Mercedes-Benz terá direito a dois dos seis lugares na administração.

No comunicado, o Diretor Geral da ACC, Yann Vincent, referiu que a entrada da Mercedes-Benz representa “um grande voto de confiança” e que “esta adesão irá reforçar, significativamente, o potencial de negócio da ACC, sustentado o seu plano de crescimento ambicioso. Reforça, também, o nosso contributo para um futuro elétrico e sustentável.

PUB

A entrada da Mercedes-Benz irá permitir o aumento da capacidade industrial da ACC na ordem da produção de 120 GWh até 2030. Até meados da presente década, a ACC vai passar a produzir baterias de alta performance para a Mercedes-Benz.

PUB

Para conseguir atingir o objetivo proposto, será necessário um investimento superior a sete mil milhões de euros, que deverá ter origem em subvenções públicas e financiamento proveniente de capitais próprios e empréstimos. Será também necessário expandir a rede de produção.

PUB

A ACC foi criada em agosto de 2020 pela companhia francesa de carros PSA com a sua subsidiária Opel (agora ambas Stellantis) e pela empresa de energia TotalEnergies com a sua subsidiária Saft, especialista em baterias para a indústria automóvel. A iniciativa teve os apoios das autoridades francesas, alemãs e europeias.

O objetivo era desenvolver uma empresa europeia líder no mercado das baterias para automóveis, de forma a ajudar a desenvolver uma mobilidade limpa e eficiente. A entrada da Mercedez-Benz dá o impulso necessário para se alcançarem as metas estabelecidas.

Continuar a ler
Home
Cidades
Conhece aqui o vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2