Energia

Áustria vai testar carregamento sem fios para táxis elétricos

Cidades de Graz e Viena participam em projeto piloto que vai instalar carregadores automáticos em estacionamentos de táxis
Matrix Charging (foto: Easelink)
Matrix Charging (foto: Easelink)
PUB

Em 2019, a Áustria criou aquilo a que chamou o Plano Integrado Nacional de Energia e Clima 2021-2030. Entre as várias medidas para a década, definiam que a frota de táxis no país teria de ser totalmente livre de emissões a partir de 2025.

Mas convencer os taxistas a mudarem para veículos elétricos não tem sido fácil. As viagens para as estações de carregamento, assim como o tempo despendido para carregar as baterias, fazem com que os carros zero emissões não sejam economicamente atrativos para as empresas de táxis.

PUB
Placa de carregamento (foto: Christian Hofer)
PUB

Por isso, foi criado o projeto eTaxi Austria que vai apoiar a transição das frotas de táxis, criando opções de carregamento nos próprios parques. Vão agora começar uma fase piloto em Viena e Graz, onde vão testar, em dez estações de táxis, uma tecnologia de carregamento de veículos elétricos por indução.

O sistema que permite este tipo de carregamento chama-se Matrix Charging e foi criada pela Easelink, uma empresa austríaca dedicada a desenvolver soluções de carga automáticas.

PUB
Conector e placa de carregamento Matrix Charging (foto: Christian Hofer)

O Matrix Charging é composto por duas partes, o conector que é instalado na parte de baixo do veículo e a placa de carregamento que fica no lugar de estacionamento e que pode estar simplesmente pousada ou instalada no chão.

Esta nova tecnologia é automática: quando o veículo estaciona sobre a placa, o conector desce automaticamente e começa o processo de carregamento.

Carregamento em curso (foto: Christian Hofer)

Este sistema carrega 22 kW em corrente alternada e 50 kW em contínua a 400 volts e 100 kW em corrente continua a 800 volts.

Pela maneira como o sistema é desenhado, mesmo que o carro não esteja bem estacionado, o carregamento dá-se de igual forma graças aos sensores presentes no conector. Também contém um sistema inteligente que controla todo o processo.

O projeto em Viena e em Graz está a ser patrocinado pelo Fundo do Clima e da Energia como parte do programa Implementação de Mobilidade Zero Emissões. Vai estar em testes até meados de 2024 e servirá de base para transformar a mobilidade austríaca.

PUB

De acordo com o presidente da Câmara de Economia de Viena, Walter Ruck, as empresas de táxis da cidade colaboram com projeto de inovação e têm consciência do papel importante que desempenham para a mudança climática.

Carregamentos automáticos diretamente nos estacionamentos de táxis irão permitir aos taxistas carregar os seus veículos elétricos enquanto esperam por clientes. O nosso objetivo é mostrar que a mobilidade sustentável é possível e queremos também motivar outras indústrias a participar na mudança”, refere Walter Ruck em comunicado.

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados