Energia

Novo recorde de produção de energia fotovoltaica na União Europeia

99,4 terawatt hora (TWh) é o novo recorde atingido na produção com recurso a energia solar entre maio e agosto
Texto
Parque solar e eólico nos Países Baixos (Foto: Jeffrey Groeneweg/ANP/AFP/GettyImages)
Parque solar e eólico nos Países Baixos (Foto: Jeffrey Groeneweg/ANP/AFP/GettyImages)

A produção de energia solar ou fotovoltaica voltou a bater um novo recorde na União Europeia no período entre maio a agosto. De acordo com o centro de investigação Ember, a produção com recurso a energia solar atingiu 99,4 terawatt hora (TWh), correspondendo a cerca de mais 25% face ao período homólogo de 2021 (77,7 TWh).

Segundo o documento divulgado pela Ember, que analisa dados da rede europeia de operadores de transporte de eletricidade, este novo valor recorde contribuiu para reduzir a importação de gás natural em cerca de 20 mil milhões de metros cúbicos de gás para produção de eletricidade.

Este valor representa uma potencial poupança de 29 mil milhões de euros.

Produção de energia fotovoltaica na Europa

Portugal foi um dos 18 países que quebrou recordes de produção, tendo subido cerca de 3,3 pontos percentuais face ao ano passado. Dados da APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis mostram que Portugal produziu 1,74 Twh de energia solar em 2021. No primeiro semestre de 2022 a produção nacional de energia com recurso a energia solar já representa 6,3% do mix de eletricidade.

Os dados disponibilizados pelo relatório da Ember, divulgados pela Lusa, revelam que 18 dos 27 países da União Europeia (UE) registaram este verão um recorde de produção solar, incluindo os Países Baixos (23% do seu mix de eletricidade), a Alemanha (19%) e a Espanha (17%).

Por outro lado, a França está abaixo da média, com apenas 7,7% da produção de eletricidade proveniente este verão deste tipo de energia considerada renovável, inesgotável e não poluente.

O maior aumento de energia fotovoltaica desde 2018 ocorreu na Polónia, onde a produção aumentou 26 vezes, seguida da Finlândia e da Hungria (cinco vezes mais), salienta a Ember.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal