Energia

2 mil milhões de euros para energia solar e eólica em Portugal e Espanha

Investimento será para desenvolvimento mais de 50 projetos, na sua maioria parques solares e de turbinas eólicas
Texto
Energia solar (Foto: M. Schrader/AP)
Energia solar (Foto: M. Schrader/AP)

Portugal e Espanha vão ter um grande investimento em energias renováveis. A Aquila Capital, uma empresa de gestão de investimentos, anunciou que vai investir cerca de 2 mil milhões de euros em projetos de energia solar e eólica na Península Ibérica com o apoio do programa InvestEU.

O financiamento irá abranger mais de 50 projetos da Aquila Clean Energy EMEA com uma capacidade total de 2,6 gigawatts (GW), o suficiente para dar energia a 1,4 milhões de habitações por ano.

Os projetos, que serão na sua maioria parques de painéis fotovoltaicos e de turbinas eólicas, vão ser construídos em Setúbal, Coimbra, Évora e Leiria, em Portugal, e em outras localidades de Espanha.

Energia eólica (Foto: G. A. Vásquez/AP)

De acordo com a Reuters, mais de metade do investimento será garantido pela Aquila. O segundo maior investidor será o Banco Europeu de Investimento, com 400 milhões de euros. O restante valor fica a cargo de vários bancos, entre eles o Santander e o BNP Paribas.

A Aquila Capital tem um portefólio extenso de energias renováveis – solar, eólica, hidroelétrica e armazenamento em baterias – com capacidade total de 8,2 GW.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente