Energia

Novo parque solar da Lusiaves poderá dar energia a 8 mil habitações

O projeto fotovoltaico inaugurado em agosto tem capacidade para produzir 17,3 MW de energia
Texto
Lusiaves (Fotos: Direitos Reservados)
Lusiaves (Fotos: Direitos Reservados)

Grupo Lusiaves investe 10 milhões de euros, através da sua participada Made Better e fica em agosto com uma capacidade total instalada de produção de energia fotovoltaica de 32 megawatts, destinado a autoconsumo e venda à rede.

A Central fotovoltaica da Quinta da Cruz, é o mais recente contributo para o portfolio solar da empresa e está situado em Soure, no distrito de Coimbra. Trata-se de um parque solar com 30 mil módulos, capacidade instalada de 17,37 MW e capaz de gerar energia suficiente equivalente ao necessário para abastecer 8 mil habitações.

Em nota divulgada na imprensa o Grupo Lusiaves refere que é a “primeira entidade empresarial a colocar em pleno funcionamento um parque fotovoltaico resultante do Leilão Solar promovido pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética em 2019”.

A produção da Made Better

O Grupo Lusiaves, através da empresa Made Better, possui unidades de produção de energia dispersas a nível nacional, com 83 instalações, 46 designadas de Unidades de Pequena Produção (UPP) com o acumulado de 6 megawatts instalados; 37 unidades de Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC) com o acumulado de 8,6 megawatts instalados; e um Centro Eletroprodutor, na Quinta da Cruz, com 17,37 megawatts ligado à rede pública de distribuição em alta tensão, através de uma subestação de 60kV própria.

Os investimentos em 2022, entre a Central Fotovoltaica de Soure e as UPAC, superam já os 15 milhões de euros.

Obrigações verdes com o Banco BPI

A aposta do Grupo Lusiaves vai ainda mais longe e o grupo realizou com o BPI uma emissão de obrigações verdes (Green Bonds), no montante de 25 milhões de euros.

“A verba destina-se a financiar diversos projetos de sustentabilidade do grupo empresarial, entre os quais a instalação de novos parques fotovoltaicos, de novas unidades para autoconsumo de energia renovável de base fotovoltaica e das mais modernas tecnologias de eficiência energética e instalação de centrais de biomassa”, descreve o grupo na nota que tivemos acesso.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias