Energia

Navigator recebe central solar EDP com 17 MWp na Figueira da Foz

EDP e Navigator instalam na Figueira da Foz maior central para autoconsumo da EDP em Portugal
Texto
Unidade industrial Navigator, Figueira da Foz (foto: divulgação)
Unidade industrial Navigator, Figueira da Foz (foto: divulgação)

The Navigator Company e EDP anunciaram um acordo que irá permitir a instalação de uma central solar para autoconsumo com 17 megawatt-pico (17 MWp), capacidade de produção de 26 gigawatts-hora/ano de eletricidade (26 GWh/ano), na unidade Navigator na Figueira da Foz. A produção de energia prevista equivale ao abastecimento de eletricidade a 10.500 famílias.

Quando concluído, o projeto da EDP - que contará com a instalação de 26 mil painéis solares distribuídos por uma área equivalente a 17 campos de futebol - irá permitir evitar a emissão de sete mil toneladas de dióxido de carbono por ano (CO2/ano) e poderá suprir em mais de 4% as necessidades energéticas de todo o complexo, contribuindo assim para que a The Navigator tenha uma redução do custo com energia ao longo dos próximos anos.

solar - away
Esta instalação irá contar com paineís bifaciais (foto: divulgação)

Para além da sua dimensão, esta central distingue-se também pelo seu carácter inovador no panorama nacional, sendo uma das primeiras a utilizar painéis solares com módulos bifaciais, uma tecnologia que permite que ambos os lados do painel retenham luz solar, aumentando até 30% a capacidade do parque.

O complexo industrial da The Navigator na Figueira da Foz, que irá receber esta mega instalação fotovoltaica, é já um dos mais eficientes da Europa, com utilização de tecnologias renováveis, em particular com a presença de uma caldeira de biomassa que, em 2022, permitiu reduzir 63% das emissões globais de gases nocivos do complexo.

the navigator - away
Unidade de produção The Navigator (foto: divulgação)

Esta instalação, a maior central deste tipo instalada pela EDP em Portugal, reforça a parceria entre a The Navigator Company e a EDP que, em 2021, já tinham instalado na mesma localização uma primeira central com 2,6 MW.

Em comunicado as empresas acrescentam de que estes investimentos aceleram o compromisso da Navigator de atingir a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais até 2035 e consolidam a liderança da EDP enquanto parceira de energia solar das empresas

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Comboios que levitam na linha? Empresa italiana está a testar tecnologia
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 24 a 30 de junho
Visita à fábrica da Nissan: sustentabilidade em destaque na produção do Qashqai