Energia

Será que os painéis solares produzem menos energia em dias frios?

É uma das dúvidas mais comuns: se a temperatura interfere com a produção de energia solar. A AWAY responde
Texto
Painéis solares no inverno (foto: Braeson Holland/Pexels)
Painéis solares no inverno (foto: Braeson Holland/Pexels)

A ideia de que os painéis são pouco eficientes no inverno é talvez das mais prevalentes quando se fala em energia solar. A boa notícia é que está errada. O frio não tem realmente impacto na produção de energia solar e a AWAY explica porquê.

Os painéis solares, como o próprio nome indica, geram energia a partir do sol, mais concretamente, a partir dos raios UV e não do calor. Quanto mais direta for a luz solar, maior é a produção energética, isto independentemente da temperatura a que está o ar naquele momento.

Painéis solares - AWAY
Painéis solares geram energia com raios UV e não calor (foto: Miha Rekar/Unsplash)

Quando pensamos em instalar painéis solares na nossa casa, o que temos de ter mais presente é a produção energética anual e não tanto a diária. Isto quer dizer que o mais importante vão ser as horas de luz a que os painéis vão estar expostos ao longo do ano.

Muito mais relevante do que se o inverno é rigoroso na tua zona, é a orientação em que são instalados os painéis solares, por exemplo. Isto porque o que se quer é que os raios de sol batam diretamente nos módulos para que haja maior produção de energia limpa.

Painéis solares - AWAY
Temperaturas mais baixas podem ajudar com eficiência (foto: Alexander Fox/Pixabay)

De acordo com Danial Hadizadeh, que escreveu para a Forbes sobre o tema, como as células solares são semicondutores, a sua eficiência melhora com temperaturas mais baixas. Além disso, refere ainda que em países com climas mais frios, os painéis solares operam com maior eficiência com menor horas de luz.

Assim, desde que haja luz suficiente, a energia solar é uma excelente fonte em praticamente qualquer zona do mundo, independentemente do clima.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Aproveita o calor de forma segura: 6 dicas para te protegeres do sol
Borras de café vão ser usadas para dar vida a solos lisboetas
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar