Energia

Otovo quer expandir negócio de subscrição mensal de energia solar

Em Portugal desde 2022, a Otovo recebeu 118 milhões de euros para fazer 12.500 novas instalações de energia solar
Texto
Otovo, plataforma de energia solar, recebe financiamento (foto: divulgação)
Otovo, plataforma de energia solar, recebe financiamento (foto: divulgação)

A plataforma digital norueguesa Otovo oferece uma solução de subscrição mensal para que os consumidores tenham acesso a energia solar sem ter de fazer o investimento inicial de instalação de painéis fotovoltaicos. Chegou a Portugal em 2022 e agora, graças a um novo financiamento bancário de 100 milhões de euros, vai expandir o negócio.

A juntar a este valor, a Otovo avançou também com um aumento de capital de 18 milhões de euros através da emissão de ações.

Telhado com painel solar - AWAY
Painéis solares em telhados ajudam a diminuir fatura da eletricidade (foto: Kindel Media/Pexels)

O objetivo da empresa com este financiamento de 118 milhões de euros é fazer crescer o seu portefólio, atingindo cerca de 80-150 MW de ativos de energia solar e baterias e avançando com um total de 12,5 mil novos contratos de subscrição de instalações solares na Europa, incluindo Portugal.

A Otovo entrou em Portugal em agosto do ano passado e desde o primeiro dia que o seu foco é fazer chegar a energia verde a mais pessoas.

Energia solar em telhado - AWAY
Subscrição mensal dá acesso a energia solar sem investimento inicial (foto: Kelly/Pexels)

O serviço de subscrição mensal da Otovo dá acesso a energia solar para autoconsumo, sem necessidade de se fazer o investimento inicial de instalação dos painéis fotovoltaicos, mas com poupança na fatura da eletricidade. Além disso, de acordo com a empresa, a garantia ao sistema e instalação é válida durante todo o período de subscrição.

Com presença em dez mercados europeus, Noruega, Suécia, França, Espanha, Polónia, Reino Unido, Portugal, Itália e Alemanha, a empresa teve uma receita de 59,2 milhões de euros em 2022. Só no último trimestre do ano, procedeu a 2205 novas instalações pela Europa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal