Energia

Será obrigatório instalar painéis solares em casas novas no Japão em 2025

Medida abrange a capital, Tóquio, para a qual foi estabelecido o objetivo de cortar para metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030
Texto
Tóquio obriga à instalação de painéis solares (Foto: D. Mareuil/Anadolu Agency via Getty Images)
Tóquio obriga à instalação de painéis solares (Foto: D. Mareuil/Anadolu Agency via Getty Images)

Todas as casas e edifícios que forem construídas em Tóquio após 2025 têm de instalar painéis solares. Esta é uma medida aprovada no novo regulamento da assembleia local da capital do Japão, que tem como principal objetivo a redução de emissões de carbono a nível doméstico.

O Governo Metropolitano de Tóquio pretende reduzir para metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030, em comparação com os níveis apresentados em 2000. Recentemente, a governadora da cidade, Yuriko Koike, referiu que entre os edifícios antigos onde é possível instalar painéis solares, apenas quatro por cento estão dotados deste equipamento.

Tóquio - AWAY
Tóquio (Foto: Pexels)

Perante esta realidade, os responsáveis pelos destinos da capital do Japão, uma das cidades mais populosas do mundo, estão determinados em aproveitar a enorme margem disponível para a produção de energia solar a partir de edifícios e casas particulares.

Considerado o quinto maior emissor de CO2 do mundo, o Japão comprometeu-se em alcançar a neutralidade carbónica até 2050, o que representa um enorme desafio para um país em que a produção de energia está altamente dependente do carvão.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano