Energia

Energia solar e eólica: Ilha de São Jorge com investimento de €18,9 milhões

Expansão de energias renováveis e instalação de sistema de armazenamento energético implicam um forte investimento
Texto
Ilha de São Jorge aposta em renováveis (Foto: Guillaume Baviere/Flickr)
Ilha de São Jorge aposta em renováveis (Foto: Guillaume Baviere/Flickr)

A Ilha de São Jorge, nos Açores, tem um investimento previsto de 18,9 milhões de euros para aumentar a produção eólica e fotovoltaica e para instalar baterias para armazenamento de energia.

Foi durante o plenário da Assembleia Legislativa Regional que a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, falou sobre os planos para infraestruturas energéticas na ilha.

De acordo com a secretária regional, citada pela Lusa, a ilha de São Jorge vai receber baterias para armazenamento de energia e esta instalação está avaliada em 10,5 milhões de euros.

Ilha de São Jorge, nos Açores - AWAY
Ilha de São Jorge, Açores (Foto: Marco Derksen/Flickr)

As energias renováveis também estão no centro do investimento de perto de 19 milhões de euros. A Eletricidade dos Açores (EdA) irá substituir os seis atuais geradores de 300 quilowatt por cinco novos de 900 quilowatt.

O parque eólico do Pico da Urze também vai ter um aumento de potência graças a um investimento ed 6,4 milhões de euros.

A energia solar também vai receber um impulso com a instalação de um parque fotovoltaico orçado em dois milhões de euros.

Energia solar em expansão - AWAY
Energia solar (Foto: Pixabay)

Berta Cabral referiu ainda que o programa Solenerge, criado com recurso a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoiar a aquisição de sistemas solares fotovoltaicos, tanto por pessoas singulares como coletivas, já recebeu 446 candidaturas no valor de 6,5 milhões de euros.

O programa aplica-se a todo o arquipélago e tem como objetivo aumentar a capacidade instalada em 12,6 MW. Tem um orçamento de 19 milhões de euros que será repartido entre 2022 e 2025.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Novo elétrico Citroën ë-C4 X chega a Portugal e já há preços
Maior central híbrida solar e hidroelétrica de África está a nascer no Gana
Vê como um frango pode alimentar milhares de pessoas