Energia

Galp planeia investimento de €98,7 milhões na central solar de Ourique

Proposta de expansão da central fotovoltaica no Alentejo inclui instalação de perto de 240 mil painéis com capacidade de 158 MW
Texto
Central fotovoltaica
Central fotovoltaica

O grupo Galp pretende investir cerca de 98,7 milhões de euros na ampliação da central fotovoltaica de Ourique, no distrito de Beja, estando o projeto “Central Fotovoltaica Ourique II” em fase de consulta pública até ao dia 6 de maio. O projeto é da responsabilidade da empresa International Solar Development Corporation (ISDC), que integra o grupo Galp.

Segundo o resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA), consultado hoje pela agência Lusa, está prevista a instalação de 239.904 painéis fotovoltaicos numa área de 248,2 hectares no concelho alentejano de Ourique. Estima-se que a produção será de cerca 357,8 gigawatts hora por ano (GWh/ano).

A nova infraestrutura terá uma capacidade de 158,33 megawatts (MW) que irá complementar a capacidade já instalada de 250 MW da central fotovoltaica de Ourique.

Segundo o EIA, a instalação, que terá um período de vida útil de cerca de 30 anos, deverá começar a ser construída no início de 2023, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2024.

No documento, refere-se que a central Ourique II “irá contribuir para o cumprimento das metas nacionais de produção de energia a partir de fontes renováveis”.

A par desta meta, o investimento visa impulsionar estratégias de sustentabilidade no concelho, chamando investidores de áreas relacionadas com a energia solar.

São também objetivos do projeto da ISDC “viabilizar uma estratégia de combate à desertificação e de incremento da capacidade de retenção da água da chuva” e instalar no local um rebanho de duas mil ovelhas campaniças, uma “raça local em vias de extinção”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos