Sustentabilidade

Alga invasora nos Açores pode ter potencial económico

Universidade dos Açores vai fazer estudo para apurar origem e soluções económica de alga invasora
Texto
Algas - foto ilustrativa (Foto: Unsplash)
Algas - foto ilustrativa (Foto: Unsplash)

Há uma alga nos Açores que está a intrigar os cientistas. A alga invasora, que tem aparecido de forma massiva nas costas do arquipélago, é ainda de origem desconhecida, mas agora a Universidade dos Açores (UAC) vai iniciar um estudo que permitirá analisar o potencial de valorização da alga.

UAC irá estudar a ecologia e biologia da alga invasora, num momento em que o Governo Regional tem apostado na limpeza das praias, mas reconhece a importância de estudar um eventual potencial económico desta espécie.

(LUSA)

De acordo com a agência Lusa, o protocolo entre o Fundo Ambiental e o Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente, foi assinado hoje, permitindo um financiamento orçado em 200 mil euros, que irá permitir estudar soluções tecnológicas para evitar o arrojamento e fazer uma limpeza com menor impacto ambiental.

Em declarações à agência Lusa, Alonso Miguel, secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas considerou que a acumulação “massiva” de algas, além de causar “desconforto” para os residentes e turistas, “tem impactos ambientais e de saúde pública”.

É preciso capacitar a região. Desde logo, com conhecimento do ponto vista da ecologia desta alga que nos permita lidar melhor com esse problema e dotar a região de uma gestão efetiva, quer em meio marinho, quer na orla costeira, do arrojamento dessa alga”, declarou.

O governante explicou que os resultados científicos desse estudo “serão fundamentais para preparar a região para essa nova realidade, que é a de lidar com a ocorrência massiva desta alga, que já foi identificada em várias ilhas da região”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias