Energia

Quinta da Fonte vai ter consumos de energia e água monitorizados

Projeto implementado e gerido pela ArClasse visa reduzir a pegada de carbono do parque empresarial
Texto
Quinta da Fonte (foto: divulgação)
Quinta da Fonte (foto: divulgação)

São 15 os edifícios da Quinta da Fonte que passaram a ser monitorizados quanto aos consumos de energia e água, uma medida que tem como objetivo reduzir a pegada ambiental do parque empresarial situado no concelho de Oeiras. O projeto tem implementação e gestão da ArClasse.

A empresa do Grupo Engie especializada na conceção, instalação e manutenção de soluções eficientes no setor da climatização, lidera o projeto de eficiência que vai permitir conhecer os perfis de consumo da instalação, avaliar as ineficiências dos equipamentos e detetar anomalias nos níveis de consumo. A longo prazo, o objetivo passa por impactar todo o parque.

Quinta da Fonte - AWAY
Quinta da Fonte (foto: divulgação)

Para além da monitorização de consumos, ArClasse vai proceder à reformulação dos sistemas nas áreas dos equipamentos de climatização e sistemas de automação e controlo que se encontrem mais obsoletos.

Esta componente do projeto vai permitir o aumento da eficiência energética, o armazenamento e tratamento de águas para efeitos de rega e a utilização de equipamentos modernos para reduzir o consumo e a dependência do gás natural dos edifícios.

Em comunicado, a ArClasse destaca que a abrangência do sistema implementado na Quinta da Fonte possibilita a adoção de novas estratégias de utilização de energia para outros fins, tal como o carregamento de veículos elétricos através da energia produzida por painéis fotovoltaicos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal