Energia

Estudante descobre na cozinha método para gerar hidrogénio de forma rápida

Esta descoberta foi entretanto testada em laboratórios de universidade norte americana
Texto

Há vários anos que se tem visto que o alumínio é um metal altamente reativo, capaz de retirar oxigénio das moléculas de água de forma a gerar hidrogénio.

Com base nesta reação, durante anos os cientistas procuraram desenvolver uma forma eficiente e barata de usar o alumínio no processo de produção de hidrogénio. E parece que, agora, podem tê-lo conseguido.

Investigadores da UC Santa Cruz, uma universidade pública na Califórnia, conseguiram criar nanopartículas através de um composto dos elementos gálio e alumínio que reage rapidamente com água à temperatura ambiente e extrai grandes quantidades de hidrogénio.

A descoberta, por incrível que pareça, foi inicialmente feita numa cozinha da casa de um estudante, Isai Lopez. O estudo foi depois ganhando forma e agora foi publicado na revista científica ACS Applied Nano Materials.

Normalmente, os investigadores quando usam o composto de gálio com alumínio, usam maior quantidade do segundo elemento. No entanto, nesta investigação, aconteceu precisamente o contrário.

Depois de vários testes e análises, percebeu-se que a composição ideal para a produção de hidrogénio era um composto de três para um de gálio e alumínio.

A tecnologia aguarda agora a aprovação da patente nos Estados Unidos.

O composto pode ser feito rapidamente, usando alumínio presente em papel de alumínio ou até de latas, por exemplo. Já o gálio, apesar de um elemento relativamente raro e caro, é facilmente recuperado e pode ser reutilizado várias vezes sem perder eficácia.

Esta descoberta, caso consiga ser escalada para uso comercial, poderá ser uma solução para a criação de hidrogénio verde para ser usado como combustível.

(Vídeo: Amberchan et al., Applied Nano Materials 2022; Fotos: captura)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal