Energia

Nova tecnologia permite produzir hidrogénio verde a partir de lixo

Processo que transforma resíduos orgânicos em hidrogénio verde foi desenvolvido pela H2-Industries e vai começar a ser usado no Egipto
Texto
Hidrogénio verde produzido a partir de lixo orgânico
Hidrogénio verde produzido a partir de lixo orgânico

Para conseguirmos atingir a neutralidade carbónica e conseguir proteger o ambiente, é imperativo que se comece a arranjar alternativas de combustíveis e um dos que tem sido mais falado é o hidrogénio verde – hidrogénio produzido através de fontes renováveis. No entanto, a produção deste tipo de combustível sem emissões é dispendiosa.

Agora, a H2-Industries, uma empresa com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos, criou um processo que permite a criação de hidrogénio verde a partir de resíduos urbanos, plástico e lixo agrícola, tornando-o economicamente mais rentável e acessível.

O único gás poluente emitido é o dióxido de carbono que é depois capturado com tecnologias próprias e comercializado em diferentes formas de biocombustível. O calor excedente produzido pelos resíduos durante o processo de criação de hidrogénio pode ainda ser aproveitado para gerar energia com a utilização de turbinas de vapor e geradores.

O transporte, armazenamento e até distribuição do hidrogénio verde é também garantido pela H2-Industries que utiliza contentores para hidrogénio líquido orgânico (LOHC – na sigla em inglês).

A H2-Industries recebeu recentemente aprovação para criar instalações para produção de hidrogénio verde a partir de lixo na cidade de Porto Said, no Egipto. Este hub de hidrogénio batizado de Suez Canal Project, será o primeiro no mundo.

Nestas instalações, será possível produzir 300 mil toneladas de hidrogénio verde por ano a partir de 4 milhões de toneladas de resíduos orgânicos e plástico não reciclado. A produção com as tecnologias da H2-Industries ficará por metade do custo da produção com outras tecnologias, sendo até economicamente mais interessante do que a produção de hidrogénio cinzento.

 

(Fotos: H2-Industries/Todos os direitos reservados)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos