Energia

Há um novo projeto de carregamento de veículos elétricos wireless na Suécia

A Volvo vai integrar um projeto-piloto em Gotemburgo com o objetivo de testar o carregamento wireless de veículos elétricos
Texto

Carregamento de veículos sem fios: será o futuro? Depois de já termos dado conta de um projeto que está a ser desenvolvido na Áustria e de outro que está a ser testado nos Estados Unidos, desta vez transportarmos-te até à Suécia, país sede da Volco Cars e onde o construtor vai integrar um projeto-piloto de carregamento elétrico wireless.

A nova tecnologia sem fios será testada em ambiente real, em Gotemburgo, em conjunto com outros parceiros que irão avaliar o seu potencial em automóveis elétricos. Um desses parceiros é a Caboline, o maior operador táxi da Escandinávia, que durante três anos terá ao seu serviço uma pequena frota de modelos XC40 Recharge na versão 100% elétrica.

Os SUV Volvo serão utilizados mais de 12 horas por dia e irão percorrer cerca de 100 mil quilómetros por ano, o que faz com o ensaio à tecnologia de carregamento sem fios seja, simultaneamente, o primeiro teste de durabilidade de viaturas elétricas da marca num cenário de uso comercial.

Outra das empresas envolvidas no projeto integrado na iniciativa Gothenburg Green City Zone é a Momentum Dynamics, enquanto fornecedora das estações de carregamento wireless utilizadas durante os testes.

Os motoristas poderão carregar os automóveis sem terem de sair para o exterior, uma vez que o carregamento se inicia automaticamente quando um veículo compatível estaciona na zona delimitada.

Os Volvo XC40 Recharge ao serviço da Caboline estarão equipados com uma unidade que recebe a energia emitida pela zona de carregamento e com câmaras 360˚ para facilitar o alinhamento entre veículo e zona delimitada.

A potência energética será superior a 40 kW, o que tornará a operação de carregamento quase tão rápida como através de carregadores de DC de 50 kW.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal