Energia

EDP Renováveis em projeto de 2 GW de energia eólica offshore na Califórnia

Joint venture entre Ocean Winds e CPP Winds recebeu licença para explorar área de 325 km quadrados na costa da Califórnia
Texto
Ocean Winds em projeto de energia eólica offshore nos EUA (Foto: EDP Renováveis)
Ocean Winds em projeto de energia eólica offshore nos EUA (Foto: EDP Renováveis)

A Ocean Winds, uma joint venture da EDP Renováveis e da Engie, e o Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments) foram escolhidas para fazer a gestão de uma área de 325 km quadrados na costa da Califórnia, nos Estados Unidos para desenvolvimento de um novo projeto de energia eólica offshore.

A licença, que foi ganha em leilão, foi entregue à Golden State, a joint venture que une a Ocean Winds e a CPP Investments. Outros quatro espaços estiveram disponíveis neste que foi o primeiro leilão para projetos eólicos offshore flutuantes nos Estados Unidos.

Energia eólica offshore - AWAY
Área de 325 km2 vai ser usada para parque de energia eólica (Foto: David Goldman/AP)

A área que está agora a cargo da Golden State tem capacidade para acomodar um parque offshore com turbinas eólicas flutuantes com capacidade de aproximadamente 2 GW, gerando assim energia suficiente para cerca de 900 mil casas.

Este projeto, quando estiver operacional, apoiará o objetivo de os Estados Unidos terem, até 2035, 15 GW de produção eólica offshore flutuante.

A Ocean Winds trabalha em projetos de energia eólica offshore, tendo mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de parques eólicos flutuantes em vários países do mundo. Só nos Estados Unidos, já está a desenvolver cerca de 4 GW em projetos offshore.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal