Energia

Preço dos combustíveis vai aumentar na próxima segunda-feira dia 9 de maio

Aplicação do desconto de ISP pode não ser suficiente para evitar novas subidas no preço dos combustíveis
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

Apesar da incerteza do valor de desconto que poderá ocorrer por via da descida do Imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), a nossa previsão para o preço dos combustíveis para a semana de 9 a 15 de maio é de subida.

De acordo com os cálculos da AWAY realizados esta manhã, dia 06 de maio, o preço do gasóleo poderá subir até 5 cêntimos por litro e o preço da gasolina deverá subir até mais 8 cêntimos por litro.

Esta nossa previsão ainda não inclui os valores de subida ou descida do ISP. Foi realizada com acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.

Porque vai subir o preço dos combustíveis?

A semana que agora termina revela uma tendência de subida da cotação do Brent, com a sessão de ontem (quinta-feira dia 05 de maio) a encerrar acima dos 110 dólares por barril e já hoje tem estado a comercializar perto dos 114 dólares (valores verificados em OilPrice até às 12h00).

A forte possibilidade da União Europeia impor um embargo ao petróleo russo pode vir a aquecer o mercado. Mas há indicadores que podem vir a aliviar. A situação na China com o novo avanço da Covid-19 e consequentes “lockdowns” podem reduzir a utilização de combustíveis.

Por outro lado, ontem decorreu uma reunião da OPEP+, o grupo de produtores e exportadores de petróleo que é liderado pela Arábia Saudita e pela Rússia (com 13 exportadores da OPEP e mais 10 aliados), que aprovou um novo aumento de produção de barris de petróleo para 432 mil barris diários a partir do próximo mês.

Preço da gasolina e do gasóleo em Portugal

Hoje, o preço médio do gasóleo simples é de 1,836 euros/litro (média em 2428 postos) e o preço médio da gasolina 95 simples é de 1,871 euros/litro (média em 2420 postos), de acordo com informações da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) recolhida junto dos revendedores nacionais.

À data de hoje, dia 06 de maio, e de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, o preço de referência da gasolina 95 simples é de 1,809 euros/litro (PVP médio 1,930 €/litro) e o preço de referência do gasóleo simples é de 1,746 euros/litro (PVP médio 1,917 €/litro).

Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal