Energia

China acelera na produção de energia elétrica a partir do carvão

Embora o país esteja fortemente comprometido com a geração de energia a partir de fontes renováveis, o carvão ainda é uma ameaça
Texto
Central de energia a carvão na China (foto: Associated Press)
Central de energia a carvão na China (foto: Associated Press)

É a maior potência de energia elétrica produzida a partir do carvão aprovada desde 2015. Em 2022, a China permitiu o avanço de projetos que totalizam mais 106 Gigawatt (GW) deste tipo de energia, um número quatro vezes superior ao de 2021.

Uma investigação do Centro de Investigação sobre Energia e Ar Limpo (CREA, na sigla original) e o Global Energy Monitor (GEM) apurou que a produção de energia elétrica a partir do carvão está a crescer de forma acentuada na China, o que gera natural apreensão considerando o consequente impacto ambiental.

Aparentemente preocupada com a instabilidade na produção de energia elétrica produzida de outras formas, a China colocou já em marcha, em 2022, a construção de unidades de produção a partir do carvão com 50 GW de capacidade, numa tendência que contraria o declínio nas novas aprovações durante o período 2017-2020.

central carvão - AWAY
Central a carvão (Foto: Olivia Zhang/ AP)

De acordo com o relatório CREA/ GEM, muitos dos projetos recentemente aprovados são identificados como de apoio à capacidade de carga de base concebida para assegurar a estabilidade da rede elétrica e minimizar os riscos de blackout.

As duas entidades alertam que, no entanto, muitos desses projetos estão a ser construídos em regiões que já têm um claro excesso de capacidade. Assim, sugerem que os problemas de fornecimento de energia seriam mais bem resolvidos se fossem melhoradas a fiabilidade e a eficiência da rede.

Embora a China esteja a estabelecer números recorde na produção de energia a partir de fontes renováveis, os quais deverão subir ainda mais no decorrer de 2023, a aposta no carvão agora revelada neste relatório não representa uma boa notícia para o ambiente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal