Sustentabilidade

Hidrogénio e outras renováveis em iniciativa global de descarbonização

Nove empresas de diferentes partes do mundo passam a integrar a iniciativa do Fórum Económico Mundial
Texto
Indústria (foto: A. Sulyok/ Unsplash)
Indústria (foto: A. Sulyok/ Unsplash)

Dois anos após o lançamento, a iniciativa do Fórum Económico Mundial "Transitioning Industrial Clusters towards Net Zero", que tem como objetivo central a descarbonização das empresas industriais, está a ganhar relevância global com a integração de nove novas empresas.

Apoiada pela Accenture e pelo Instituto de Investigação de Energia Elétrica (EPRI, na sigla original), a iniciativa centra-se na redução das emissões da indústria pesada em áreas industriais regionais, enquanto apoia a criação de emprego e aumenta a competitividade económica.

De Espanha vem o Valle Andaluz del Hidrógeno Verde, um projeto que ambiciona ser o maior da Europa na produção de hidrogénio verde, e o Cluster Industrial das Ilhas Canárias, cujo objetivo é tornar-se um centro de aviação sustentável e de navegação limpa, aproveitando a produção de energia solar e eólica das ilhas.

Renováveis - AWAY
Energia renovável (foto: B. Pudill/ Unsplash)

A Indonésia é o país de origem de outros dois projetos que passam a integrar a iniciativa. O Indo-Pacific Net-zero Battery-Materials Consortium centra-se na obtenção de materiais de baterias de baixo teor de carbono e o Jababeka Net-Zero Industrial Cluster foca-se em painéis solares; co-combustão de biomassa; gestão de resíduos orgânicos; mobilidade elétrica; e hidrogénio.

O Greater St Louis and Illinois Regional Clean Hydrogen Hub Industrial Cluster, nos Estados Unidos, é um grupo diversificado de indústrias, empresas e instituições que colaboram para descarbonizar o sector industrial e promover a produção e utilização de hidrogénio. Do mesmo país, o National Capital Hydrogen Center ajuda a acelerar a transição de energia limpa em Washington D.C. e nos estados de Maryland e Virginia.

St. Louis - AWAY
St. Louis, EUA (foto: T. Cade/ Unsplash)

Junta-se também à iniciativa "Transitioning Industrial Clusters towards Net Zero” o Complexo Industrial Carbono Neutro em Kawasaki, Japão, dedicado à implantação do hidrogénio, à reciclagem do carbono e à utilização da otimização energética regional e, da China, o Ordos-Envision Net Zero Industrial Park e o Sanjiang New Area Industrial Park.

De acordo com dados da Accenture, a integração destas empresas soma um potencial significativo de descarbonização, elevando as emissões de CO2 de todos os membros da iniciativa para 451 milhões de toneladas métricas por ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos