Energia

Renováveis poderão ser principal fonte de eletricidade mundial até 2025

Energia elétrica gerada a partir do sol e do vento, juntamente com a nuclear, irá satisfazer 90% da nova procura nos próximos três anos
Texto
Energias renováveis (foto: Picture Alliance/ Getty Images)
Energias renováveis (foto: Picture Alliance/ Getty Images)

As energias renováveis vão passar a ser a principal fonte de eletricidade do mundo até 2025. Quem o diz é a Agência Internacional de Energia (IEA na sigla original) através do seu estudo Electricity Market Report 2023.

De acordo com as previsões da organização internacional sediada em Paris, 90% da nova procura por eletricidade nos próximos três anos será coberta por fontes de energia limpa, como a eólica e a solar, juntamente com a energia nuclear.

Energias renováveis - AWAY
Energias renováveis (foto: R, Pederzini/ Pexels)

Com a população mundial a necessitar de cada vez mais eletricidade, a produção vai necessariamente crescer, em particular através de fontes renováveis, como já acontece em Portugal.

A IEA estima que as renováveis irão tornar-se na maior fonte de eletricidade em todo o mundo no espaço de três anos. O sol e o vento, entre outros elementos, vão ser responsáveis pelo fornecimento de 35 por cento da eletricidade produzida a nível mundial, o que significa que as chamadas energias verdes vão superar o carvão (atualmente representa 36%).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal