Energia

Renováveis abastecem 88% do consumo de energia em Portugal

Condições meteorológicas favoráveis asseguraram altos níveis de produção de energia renovável
Texto
Energia hídrica - barragem (foto: REN)
Energia hídrica - barragem (foto: REN)

As energias renováveis estão em alta em Portugal e no início de 2023 alcançaram-se novos máximos históricos nos valores injetados na rede, tanto na produção de energia hídrica (barragens) como de energia solar fotovoltaica, que atinge já pontas diárias da ordem dos 1400 MW.

De acordo com dados da REN, em janeiro deste ano, a produção renovável abasteceu 88% do consumo (incluindo o saldo exportador), destacando-se a energia hídrica com 51%, seguida da energia eólica com 28%, da biomassa com 5% e da energia fotovoltaica com 4%.

energia eólica
Parque de energia eólica, Viseu (foto: Hugo Cadavez/Flickr)

As condições meteorológicas favoráveis para as tecnologias renováveis permitiram registar índices de produtibilidade elevados. Em destaque a produção de energia hídrica que atingiu 1,53 (média histórica igual a 1) sendo o valor mensal mais elevado de sempre. No mesmo índice a energia fotovoltaica registou 1,18 e a eólica 1,02.

A produção não renovável, através das centrais a gás natural, abasteceu os restantes 12% do consumo (incluindo o saldo exportador). O saldo de trocas com o estrangeiro, exportador, foi equivalente a cerca de 4% do consumo nacional.

O consumo de energia elétrica registou um crescimento de 4,1% em janeiro, face ao período homólogo, que se reduz ligeiramente para 3,7% com correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis.

No mercado de gás natural, o consumo registou uma contração homóloga de 30%, devido fundamentalmente ao comportamento do segmento de produção de energia elétrica, que caiu 64%, resultado da elevada disponibilidade de energia renovável, ao contrário do que tinha acontecido no mesmo período do ano anterior.

No segmento convencional, manteve-se ainda a tendência de redução dos consumos registada ao longo do ano anterior, embora de modo menos acentuando, com uma contração homóloga de 2,1%.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente