Energia

Gigante solar chinês planeia megafábrica de painéis fotovoltaicos nos EUA

Vários projetos de larga dimensão estão a ser anunciados para território norte-americano
Texto
Painéis solares (foto: divulgação)
Painéis solares (foto: divulgação)

O quarto maior fabricante chinês de painéis solares anunciou que irá construir uma fábrica em Phoenix, no Arizona (EUA), capaz de produzir cerca de 2 gigawatts (2 GW) por ano. A produção total de painéis fotovoltaicos nos EUA em 2022 foi estimada em 4,5 GW o que revela bem a intenção deste gigante asiático.

O investimento da JA Solar ronda os 60 milhões de dólares (cerca de 56 milhões de euros) e a unidade deverá iniciar produção até ao final de 2023.

energia solar - Away
A portuguesa EDP Renováveis tem no mercado norte-americano importantes investimentos na energia solar (foto: EDP NA)

De acordo com a Bloomberg a empresa sediada em Beijing pretende dar aos consumidores americanos mais flexibilidade e acesso a soluções de energia solar.

Os fabricantes chineses dominam a produção mundial de painéis solares, mas têm tido dificuldades de penetração no mercado norte-americano em virtude das disputas económicas e de comércio entre os dois governos.

Mas com a administração Biden empenhada no combate às alterações climáticas e em impulsionar a transição energética, estes investimentos surgem como verdadeiras vitórias já que a produção local permite contornar as dificuldades de importação. Para o governo americano estes investimentos permitem ainda combater o desemprego em zonas mais debilitadas do território.

A JA Solar Technology Corp. foi fundada em 2005, tem mais de 33 mil clientes no mundo inteiro e fechou o ano de 2022 com um total de produção estimado de 115 gigawatts.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos