A Northvolt, empresa sueca de produção de baterias, produziu a sua primeira célula de bateria composto por níquel, manganês e cobalto reciclados de baterias velhas. A produção da nova célula de bateria de iões de lítio aconteceu dentro do programa de reciclagem Revolt.
O processo de reciclagem e de produção foi todo desenvolvido na Suécia, nos laboratórios da Northvolt. Os testes feitos às células de bateria permitiram comprovar que, apesar de terem sido criadas por metais reciclados, apresentam a mesma performance que as células desenvolvidas com metais novos.
O desenvolvimento da célula de bateria com metais reciclados prova que é possível ter processos de reciclagem eficientes e eficazes e, por isso, a Northvolt vai agora expandir a Revolt Ett, a fábrica de reciclagem que está a ser desenvolvida ao lado da gigafábrica da empresa sueca. Desta forma, será possível reciclar 125 mil toneladas de baterias por ano, permitindo à Northvolt atingir o objetivo de produzir células com 50% dos materiais reciclado até 2030.
Northvolt e Galp juntas para criar fábrica de conversão de lítio em Portugal |
---|
A fábrica de reciclagem da Revolt deverá começar a funcionar em 2023 e irá receber matéria-prima de baterias de fim de vida de veículos elétricos e de restos de produção da Northvolt.
Para além da reciclagem de vários tipos de metais como níquel, manganês e cobalto, a fábrica da Revolt vai ser capaz de recuperar cobre, alumínio e plástico das baterias, materiais que vão voltar a entrar na linha de produção. A Revolt vai também reciclar lítio, sendo assim a primeira empresa de grande escala a fazê-lo na Europa.
(Fotos: Northvolt)