Energia

Northvolt produz a primeira célula de bateria completamente reciclada

Empresa aposta na reciclagem de níquel, manganês, cobalto e lítio de forma a produzir células com 50% de materiais reciclados até 2030
Texto
Northvolt cria bateria com metais reciclados
Northvolt cria bateria com metais reciclados

A Northvolt, empresa sueca de produção de baterias, produziu a sua primeira célula de bateria composto por níquel, manganês e cobalto reciclados de baterias velhas. A produção da nova célula de bateria de iões de lítio aconteceu dentro do programa de reciclagem Revolt.

O processo de reciclagem e de produção foi todo desenvolvido na Suécia, nos laboratórios da Northvolt. Os testes feitos às células de bateria permitiram comprovar que, apesar de terem sido criadas por metais reciclados, apresentam a mesma performance que as células desenvolvidas com metais novos.

O desenvolvimento da célula de bateria com metais reciclados prova que é possível ter processos de reciclagem eficientes e eficazes e, por isso, a Northvolt vai agora expandir a Revolt Ett, a fábrica de reciclagem que está a ser desenvolvida ao lado da gigafábrica da empresa sueca. Desta forma, será possível reciclar 125 mil toneladas de baterias por ano, permitindo à Northvolt atingir o objetivo de produzir células com 50% dos materiais reciclado até 2030.

Northvolt e Galp juntas para criar fábrica de conversão de lítio em Portugal

A fábrica de reciclagem da Revolt deverá começar a funcionar em 2023 e irá receber matéria-prima de baterias de fim de vida de veículos elétricos e de restos de produção da Northvolt.

Para além da reciclagem de vários tipos de metais como níquel, manganês e cobalto, a fábrica da Revolt vai ser capaz de recuperar cobre, alumínio e plástico das baterias, materiais que vão voltar a entrar na linha de produção. A Revolt vai também reciclar lítio, sendo assim a primeira empresa de grande escala a fazê-lo na Europa.

(Fotos: Northvolt)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal