Energia

Investimento de €700 milhões junta Galp e Northvolt em fábrica de conversão de lítio em Portugal

Joint venture criará unidade de conversão de lítio com capacidade de produção de lítio para 50 GWh de baterias por ano, o suficiente para 700 mil veículos elétricos
Texto
Galp e Northvolt
Galp e Northvolt

A Galp e a Northvolt, empresa sueca fornecedora de células e sistemas de baterias, chegaram a acordo para a criação da joint venture (JV) Aurora, que tem como objetivo criar a maior e mais sustentável fábrica de conversão de lítio europeia, em Portugal. Embora ainda não se saiba a localização exata, o co-fundador da Northvolt, Paolo Cerruti, já afirmou que estão a ser analisadas várias hipóteses no Norte.

"Esta é uma oportunidade única para reposicionar a Europa como líder numa indústria que será vital para reduzir as emissões globais de CO2”, afirmou Andy Brown, CEO da Galp

Em comunicado foi anunciado que a fábrica terá uma capacidade de produção anual de até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio, quantidade para criar 50 GWh de baterias por ano, o suficiente para 700 mil veículos elétricos. A Northvolt usará até 50 por cento da capacidade da unidade para fabrico próprio de baterias.

O processo de conversão que vai ser utilizado terá por base processos e tecnologias mais sustentáveis. A JV espera também conseguir utilizar energia verde no processo de conversão de forma a não estar dependente do gás natural, como acontece no processo convencional.

Estima-se que a criação da unidade poderá implicar um investimento de 700 milhões de euros e ser responsável pela criação de 1500 postos de trabalhado diretos e indiretos.

O projeto já foi submetido no Programa de Recuperação e Resiliência e espera-se que as operações comerciais tenham início em 2026.

Tanto a Galp como a Northvolt, que têm uma participação de 50/50, acreditam que esta JV representa um passo importante para o desenvolvimento de uma cadeia de valor de baterias na Europa, uma indústria essencial para a redução das emissões globais de CO2.

Nota: Notícia atualizada com citação do CEO da Galp

(Fotos: Galp, Northvolt e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal