A Galp e a Northvolt, empresa sueca fornecedora de células e sistemas de baterias, chegaram a acordo para a criação da joint venture (JV) Aurora, que tem como objetivo criar a maior e mais sustentável fábrica de conversão de lítio europeia, em Portugal. Embora ainda não se saiba a localização exata, o co-fundador da Northvolt, Paolo Cerruti, já afirmou que estão a ser analisadas várias hipóteses no Norte.
"Esta é uma oportunidade única para reposicionar a Europa como líder numa indústria que será vital para reduzir as emissões globais de CO2”, afirmou Andy Brown, CEO da Galp
Em comunicado foi anunciado que a fábrica terá uma capacidade de produção anual de até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio, quantidade para criar 50 GWh de baterias por ano, o suficiente para 700 mil veículos elétricos. A Northvolt usará até 50 por cento da capacidade da unidade para fabrico próprio de baterias.
O processo de conversão que vai ser utilizado terá por base processos e tecnologias mais sustentáveis. A JV espera também conseguir utilizar energia verde no processo de conversão de forma a não estar dependente do gás natural, como acontece no processo convencional.
Estima-se que a criação da unidade poderá implicar um investimento de 700 milhões de euros e ser responsável pela criação de 1500 postos de trabalhado diretos e indiretos.
O projeto já foi submetido no Programa de Recuperação e Resiliência e espera-se que as operações comerciais tenham início em 2026.
Tanto a Galp como a Northvolt, que têm uma participação de 50/50, acreditam que esta JV representa um passo importante para o desenvolvimento de uma cadeia de valor de baterias na Europa, uma indústria essencial para a redução das emissões globais de CO2.
Nota: Notícia atualizada com citação do CEO da Galp
(Fotos: Galp, Northvolt e Unsplash)