Energia

Volvo Cars e Northvolt anunciam a criação de um novo centro de I&D conjunto

Ficará localizado em Gotemburgo, Suécia, e vai dedicar-se ao desenvolvimento de baterias de nova geração para os modelos das marcas Volvo e Polestar
Texto
Volvo faz parceria com Northvolt
Volvo faz parceria com Northvolt

A Volvo Cars e a Northvolt anunciaram o estabelecimento de um acordo para a criação de um novo polo de investigação e desenvolvimento (I&D), localizado em Gotemburgo, Suécia, como parte de um investimento de cerca de 2,9 mil milhões de euros no desenvolvimento e fabrico de baterias.

O acordo assinado entre o construtor automóvel e a empresa sueca de produção de baterias para automóveis elétricos prevê que o novo centro de I&D esteja a funcionar no decorrer do próximo ano, o qual irá representar a criação de centenas de postos de trabalho naquela que é considerada a segunda maior cidade da Suécia.

O centro de I&D irá dedicar-se ao desenvolvimento de baterias de última geração destinadas aos modelos das marcas Volvo e Polestar. Quanto à sua produção, terá lugar numa nova fábrica a construir em território europeu, cuja localização exata deverá ser confirmada no início de 2022.

Northvolt junta-se à Galp e chega a Portugal

A nova unidade terá uma capacidade anual de até 50 gigawatts hora (GWh), o que equivale ao fornecimento de baterias para aproximadamente meio milhão de automóveis por ano. A sua construção terá início em 2023 e a produção em grande escala está apontada para 2026. Deverá empregar até 3000 funcionários.

A parceria irá concentrar-se no desenvolvimento de baterias específicas para modelos da marca sueca, capazes de oferecer maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos. A Volvo Cars está a trabalhar com a Northvolt para criar um sistema ponta-a-ponta, através do qual desenvolve e constrói as suas próprias baterias.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano